Como saber se minha cadela está abortando

Como saber se minha cadela está abortando

Uma cadela grávida pode chegar a perder os seus filhotes, numa situação conhecida como aborto espontâneo. Se essa perda ocorrer durante as primeiras semanas de gestação, pode ser que o seu corpo reabsorva os fetos. É importante saber como ocorrem estes abortos não desejados para os detectar a tempo, encontrar alguma solução para o bem-estar do seu pet e detectar possíveis problemas de fertilidade. Em umComo.com.br contamos para você como saber se sua cadela está abortando.

Passos a seguir:
1

Quando se trata de uma perda repentina dos filhotes trata-se de um aborto espontâneo. A gravidez de uma cadela dura em média entre 63 e 67 dias (em umComo contamos para você quanto dura a gravidez de uma cadela); além disso, dependendo do tamanho da cadela, terá um maior ou menor número de embriões. Uma Chihuahua pode ter até dois filhotes, e uma fêmea de Pastor Alemão, até oito.

No ventre de uma fêmea gestante há todo um universo muito delicado que pode ser posto em perigo quando ocorre algum desequilíbrio.

2

As gestações mantêm-se graças a um complexo sistema de reações químicas e equilíbrios que permitem aos fetos conseguir alimento e ter ótimas condições para se desenvolverem. É importante conhecer um pouco sobre como é a gestação de uma cadela:

Durante as primeiras semanas os embriões ainda não se fixaram às paredes uterinas para finalizar o seu crescimento; estes embriões dependem totalmente do fluído materno e do seu perfeito equilíbrio químico e biológico para que se desenvolvam sem problema. Qualquer alteração converterá o ventre materno em um espaço pouco confortável para que os fetos sobrevivam.

Em umComo contamos para você como saber se sua cadela está grávida.

3

É durante a segunda metade do processo de gestação quando tudo se torna mais delicado. O crescimento dos embriões no ventre acelera-se e, por volta do dia 30, os principais órgãos crescem, os corações começam a bater.

É um momento muito importante da gestação e é o instante no qual o risco de aborto espontâneo é considerável. Se o aborto ocorrer antes da quinta semana de gravidez, pode ser que o corpo reabsorva os fetos, de maneira que ficarão uns volumes que serão visíveis no ventre da sua cadela.

4

Quando ocorre a morte de embriões de forma tão prematura, a gravidez da cadela pode passar desapercebida e pode ser que não sofra nenhum dano. Muitas vezes acontece que esses abortos ocorrem antes de saber que a sua cadela está grávida. Estas perdas tão precoces de fetos costumam ser explicadas por problemas de infertilidade, ainda que se tenha produzido algum aborto, a gestação pode continuar.

A morte de alguns fetos muitas vezes não significa o fim da gravidez; o desenvolvimento dos embriões pode continuar e ocorrer o nascimento de alguns dos filhotes no final do período de gestação.

5

O aborto espontâneo é bem mais doloroso e visível quando a cadela o sofre a partir da quinta semana de gestação. O sinal mais evidente de que algo não está bem é o aparecimento de sangramentos abundantes. Esse fluído passa inclusive a ter um tom marrom esverdeado, cor típica da placenta materna. Este sangramento pode incluir os fetos expulsos pelo organismo da sua cadela.

À parte do sangue, ocorre uma repentina contração do abdômen. Este estreitamento provoca muita dor e desconforto; além destes sintomas externos, uma cadela que aborta nas últimas semanas da gestação costuma se sentir doente. Pode sofrer de febre, perda de apetite, cansaço, depressão, desidratação, diarreia e vômitos, entre outros sintomas.

6

A causa mais comum de aborto espontâneo na etapa final da gravidez é por um desequilíbrio hormonal no ventre da cadela. A presença de uma bactéria chamada Brucilla canis é um motivo que pode provocar abortos inesperados, sobretudo nos centros de acolhimento de animais. Também existe outro parasita chamado Neospora caninum que se encontra na água, em alimentos contaminados e em alguns fungos que podem provocar abortos na nossa cadela.

Desta forma, vigie a presença de bactérias e parasitas em seu pet, é recomendável fazer um exame de sangue para detectá-los com rapidez. Se sofreu um aborto por uma infecção, terá que ser tratada de imediato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha cadela está abortando, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.