Como saber se minha cadela tem infecção de urina

Como saber se minha cadela tem infecção de urina

As infecções de urina são produzidas quando verdadeiros micro-organismos invadem as vias urinárias. Esta doença é mais comum nas fêmeas do que nos machos e o sintoma que costuma advertir os proprietários é um aumento da frequência da urina de seu animal de estimação. No seguinte artigo de umComo.com.br explicamos-lhe este e outros sintomas para ajudar você a saber se sua cadela tem infecção de urina.

Fatores de risco

Embora os machos também possam ter infecções de urina, a doença é mais frequente nas fêmeas.

A presença de cálculos, conhecidos normalmente como pedras, é um dos principais fatores de risco.

Também as fêmeas que alguma vez tenham sofrido infecção de urina é provável que a sofram alguma vez mais, ou mais frequentemente, que voltem a sofrer quando parece que tinham se recuperado, sobretudo se não seguiram o tratamento antibióticoprescrito corretamente e houve resistência dos gérmens implicados.

Por outro lado, as infecções genitais urinárias, fundamentalmente as infecções uterinas, tendem a aparecer algumas semanas após o cio.

As cadelas imunodepressivas ou com as defesas baixas também são mais susceptíveis.

Sintomas da infecção de urina

O principal sintoma da infecção de urina em cadelas é a poliuria, isto é,a cadela urina muitas vezes, o que geralmente costuma ser uma polaquiuria (urina muitas vezes em pequenas quantidades). Este último é típico dos animais com cálculos.

Às vezes, a urina pode ter uma cor avermelhada, devido à presença de sangue. De qualquer forma, a cor vermelha da urina nem sempre é provocada pelo sangue, de modo que se este é seu caso aconselhamos que visite um veterinário.

Ainda que não seja um fato constante, as cadelas com infecção de urina podem apresentar outros sintomas como febre, debilidade ou anorexia.

Como evitar as infecções de urina

Recomendamos que leve sua cadela pelo menos duas vezes por ano ao veterinário para uma revisão.

Existem alimentos específicos, em formato seco (ração) e úmido (lata), disponíveis nos centros veterinários e lojas especializadas que ajudam a prevenir a formação de cálculos, uma das causas que favorecem o aparecimento de infecções de urina.

Também deve ingerir água limpa à vontade, já que o consumo de água é importante para prevenir os cálculos.

É aconselhável estar atento ao comportamento e à forma de urinar da cadela após o cio, já que nessa etapa podem aparecer infecções.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha cadela tem infecção de urina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.