Como saber se minha cadela tem piometra

Como saber se minha cadela tem piometra

Uma das doenças mais graves e comuns nas cadelas de idade avançada é a piometra canina. É importantíssimo tratar a tempo esta doença já que atua com grande rapidez e costuma ser mortal se não for tratada. Para detectá-la a tempo, é fundamental saber em que consiste esta doença e conhecer os sintomas que a piometra pode produzir em uma cadela. Se você notar que ultimamente sua cadela está mais decaída do que o normal ou urina mais da conta, pode ser que esteja doente e você deverá levá-la imediatamente ao veterinário. Para descobrir como saber se sua cadela tem piometra, neste artigo de umComo damos a você a base para identificá-la rapidamente.

O que é a piometra canina?

A piometra canina é uma doença bacteriana que afeta o aparelho reprodutor feminino, é por isso que só acontece nas cadelas. Esta doença consiste em uma infecção severa do útero, provocada pela intrusão e colonização de bactérias. Esta infecção termina com a produção de uma grande quantidade de pus. A infecção do útero pode derivar em uma piometra de colo aberto ou de colo fechado. No primeiro caso, o pus será expulso através da vagina, no segundo, ao estar fechado, a secreção de pus que está sendo formado dentro do útero não poderá sair.

A piometra também pode ocorrer em gatas, mas é menos frequente. Costuma aparecer em cadelas que superam os 6 anos de vida, ainda que também existe uma porcentagem mínima de fêmeas jovens doentes de piometra canina. É importantíssimo conhecer as possíveis doenças das cadelas para detectá-las o antes possível.

Como ocorre a piometra nas cadelas?

A piometra canina costuma aparecer na fase do diestro do cio das cadelas. O que é o diestro? O diestro é o ciclo que ocorre logo após o cio. Esclarecido este ponto, como ocorre a piometra? Quando as cadelas estão no período do cio, o colo do útero se abre e as bactérias podem entrar com facilidade através da vagina. Uma vez terminado o cio, inicia-se a fase do diestro e é aqui quando o colo do útero volta a fechar-se, deixando as bactérias dentro. Lembremos que o cio produz uma grande descarga de progesterona nas cadelas e, que uma vez terminado, pode provocar algumas mudanças em sua estrutura anatômica, como desequilíbrios hormonais. Estas mudanças tornam o útero da cadela um habitat perfeito para o desenvolvimento das bactérias. Já que sua colonização requer tempo, a piometra canina costuma mostrar os primeiros sintomas após os dois meses de seu início (após o último cio).

As mudanças hormonais costumam ocorrer em cadelas que tomaram algum tipo de anticonceptivo, seja via oral ou intravenosa, de idade avançada, com cios irregulares ou em fêmeas que sofrem gravidez psicológica frequentemente. Este tipo de cadelas são as que têm mais probabilidades de contrair esta doença.

Sintomas da piometra canina

Uma vez que sua cadela tiver contraído a doença da piometra canina, começará a apresentar uma série de sintomas que você deve detectar para levá-la rapidamente ao veterinário. Os sintomas desta doença costumam ser:

  • Febre
  • Supuração vaginal de pus e, nos casos mais graves, acompanhada de sangue
  • Perda do apetite
  • Decaimento do ânimo
  • Lambem a zona da vagina continuamente
  • Beber muita quantidade de água
  • Urinar excessivamente
  • Vômitos e diarreia

Se sua cadelinha apresentar algum destes sintomas, não hesite em levá-la ao veterinário para que façam uma revisão completa, já que, se a piometra canina não for trata a tempo, é uma doença fatal. Em piometras de colo aberto a cadela não deixa de lamber a zona da vagina devido à secreção de pus. Nas de colo fechado, são mais comuns o resto dos sintomas, já que a não expulsão do pus aumenta consideravelmente o mal-estar da cadela.

Nos casos mais graves, a piometra pode desenvolver outras doenças na cadela, como a insuficiência renal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha cadela tem piometra, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.