Como saber se minha cadela vai dar cria

Como saber se minha cadela vai dar cria

O parto na cadela ocorre, aproximadamente aos 63 dias de ter sido fecundado. Com certeza que você notará que a sua cadela está mais nervosa conforme se aproxima o momento mas não se preocupe, o mais habitual é que não haja nenhum problema e tudo corra perfeitamente sem a necessidade de ter que intervir.

Se a sua cadela está grávida e quer saber quando chegar o momento do parto da sua cadela, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos sobre como saber se a sua cadela vai dar cria.

O comportamento da cadela

O primeiro aspeto que lhe alertará sobre se a sua cadela vai dar cria é no seu comportamento. Uma vez que entre uma e duas semanas antes do parto notará que o seu animal de estimação começa a adotar um comportamento maternal, procurando por um sítio tranquilo dentro da casa onde irá preparar o ninho. Quando o parto já estiver muito próximo, podemos detetar o nervosismo no animal.

A temperatura retal

A temperatura retal, que se obtém introduzindo um termômetro no ânus do animal, é um dos indicadores mais confiáveis da proximidade do parto. Esta temperatura, que normalmente ronda os 38 graus centígrados, baixa um grau entre as 12 e 24 horas antes do parto, caindo até aos 37ºC.

Como temos visto, os valores da temperatura retal normal mudam de uma cadela para outra (geralmente se situa entre os 37,5 e 39 graus), por isso recomendamos ir medindo gradualmente durante a semana antes do parto.

Outros sinais físicos

Embora seja mais ou menos evidente, quando uma cadela está grávida verá como os seios se desenvolvem e produzem leite. Para saber se a sua cadela vai dar cria deverá observar se, por volta de um dia antes do parto, produz a expulsão do tampão mucoso, podendo se observar a saída de um fluxo, geralmente esbranquiçado ou amarelado, pela vulva da cadela.

A postura da cadela

Outro dos pontos mais evidentes que lhe ajudarão a saber se a sua cadela vai dar cria é que, quando vão dar à luz, as futuras mães costumam ir ao lugar que escolheram previamente para isso e costumam se deitar de lado. Depois começam as contrações, sinal claro de que os cachorrinhos estão quase a chegar.

Cuidados de uma cadela grávida

É fundamental que, para garantir a saúde da sua cadela e dos seus filhotes, redobre os cuidados que proporcionará à sua cadela durante o período de gestação. Deve prestar especial atenção a aspetos básicos como:

  • Alimentação: deverá aumentar a qualidade da alimentação que dá à sua cadela para que os filhotes cresçam saudáveis, também é importante que dê uma ração maior à sua cadela, assim como um pouco de leite todos os dias. Neste artigo poderá ler claramente como alimentar uma cadela grávida.
  • Atividade física: também é importante que, durante a gravidez, a sua cadela saia para passear mais um pouco que o normal e a faça fazer exercício para que se mantenha em forma.
  • Mais carinho: durante a gravidez, a cadela estará mais sensível que o normal, pelo que é imprescindível que seja mais carinhoso com ela, que lhe dê mais mimos e que não a deixe muitas horas sozinha em casa.
  • Visitas frequentes ao veterinário: para garantir que a sua cadela esteja tendo uma gravidez saudável, a visita ao veterinário é imprescindível.

Em umComo damos-lhe uma explicação mais detalhada no artigo em que lhe contamos como cuidar de uma cadela grávida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha cadela vai dar cria, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.