Como saber se minha gata está prenha

Como saber se minha gata está prenha

Ainda que a barriga de uma gata não comece a crescer até que a gravidez esteja muito avançada, existem outros sintomas que nos indicam que ela está prenha. Trata-se tanto de sinais puramente físicos como de comportamento, já que as mudanças hormonais que o animal sofre no processo de gestação influenciarão em seu estado de ânimo. Em umComo.com.br contamos-lhe como saber se sua gata está prenha.

Passos a seguir:
1

O primeiro que temos que saber é que a gravidez de uma gata tem uma duração de mais de dois meses, especificamente, entre 63 e 69 dias.

2

Durante as duas primeiras semanas, não haverá nenhum sintoma evidente da gravidez. No entanto, se a gata costuma realizar escapadas noturnas, deixará de fazê-las uma vez que estiver prenha.

3

Já na terceira semana, começam a surgir as primeiras mudanças físicas externas. Assim, os mamilos de nossa gata ficarão maiores e, além disso, irão adquirir um tom muito rosado.

4

Na quarta semana é quando se começará a notar que a gata tem a barriga mais volumosa uma vez que os embriões da ninhada já começam a crescer.

5

Paralelamente, começarão as mudanças de comportamento da gata devido à gravidez, tanto por seu estado físico como por causa dos hormônios. Algumas gatas ficam muito tranquilas e exigem mais carinho, enquanto outras preferirão ficar sozinhas, mostrando-se ariscas perante qualquer carícia.

6

Já quando se aproximar o momento do parto, dois dias antes, a gata se sentirá muito incômoda e os choros e gemidos ficarão cada vez mais frequentes, até que finalmente dê à luz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha gata está prenha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.