Como saber se nasceram todos os filhotes de uma cadela

Como saber se nasceram todos os filhotes de uma cadela

Como pertencentes à classe dos mamíferos, as cadelas passam cerca de dois meses gestando seus filhotes e na maioria das vezes dão a luz de maneira natural sem a necessidade de uma intervenção direta de seus donos. Ainda assim, há exceções em que a nossa ajuda ou a de um profissional é imprescindível para evitar complicações e possíveis consequências irreversíveis. Durante o trabalho de parto da cachorra, pode acontecer de nem todos os filhotes nascerem de forma natural e isso pode ser um problema. Para te ajudar, o umCOMO reuniu informações sobre como saber se nasceram todos os filhotes de uma cadela.

Passos a seguir:
1

Para saber se nasceram todos os filhotes de uma cadela, é ideal que você tenha uma ideia sobre como funciona o trabalho de parto de uma cachorra para saber se tudo está ocorrendo bem desde o começo. É importante você saber que:

  • Raças grandes podem ter ninhadas com mais de 5 filhotes e, portanto, um trabalho de parto muito mais demorado de até 12 horas;
  • No dia de dar a luz a temperatura corporal das cadelas pode baixar até 36°C;
  • As contrações das cadelas são uma espécie de onda abdominal e começam acontecer mais ou menos umas 2 horas antes de os filhotes começarem a nascer;
  • É normal as mães comerem a placenta de cada filhote;
  • Geralmente, o intervalo entre a expulsão de cada filhote tem uma média de 30 minutos;
2

Fazer uma radiografia no processo de gestação também pode ajudar na hora de saber se nasceram todos os filhotes de uma cadela. Assim você tem uma ideia de quantos estavam previstos, ainda que na radiografia nem sempre seja possível ver todos os filhotes.

3

Por mais que o parto das cadelas quase nunca necessite intervenção humana, é sempre bom ficar de olho para se assegurar de que tudo esteja correndo como deve ser. Durante o processo, observe se a cadela mantém-se ativa e disposta ouse apresenta sinais de fadiga, dor e cansaço. Se você perceber que ela demonstra sintomas de fraqueza, pode significar que algo não vai bem e algum filhote pode estar preso no canal de parto.

4

Se durante o parto as contrações da cachorra ocorrem há mais de 2 horas e nenhum outro filhote foi expulso desde então, pode significar que essa mamãe precisa de uma ajuda especializada o quanto antes.

5

Se a cachorra se comportar como se estivesse vindo outro filhote, mas de repente pare de se esforçar, chame um veterinário. Isso pode ser sinal de que um filhote está preso no canal de parto.

6

Também vale contar as placentas. Cada filhote tem a sua placenta e ela deve sair logo depois dele, nunca deve haver mais filhotes do que placenta. Se a quantidade não bater com a previsão, outro filhote pode estar preso no canal de parto ou mal posicionado.

7

Se já se passaram mais de 4 horas após a expulsão do último filhote e a cadela aparenta estar tranquila e sem sinais de contrações, é muito provável que todos os cachorrinhos tenham nascido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se nasceram todos os filhotes de uma cadela, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Tenha sempre o contato de um veterinário 24 horas que possa te atender a qualquer hora em caso de emergências do tipo