Como saber se o cachorro vai ficar grande

Como saber se o cachorro vai ficar grande

A ideia de olhar a pata do cachorro para determinar o tamanho dele em adulto é antiga, no entanto não é completamente segura. Existem outras formas de perceber se o seu cachorro vai crescer muito ou pouco e os ritmos desse crescimento sempre associados a uma boa alimentação, já que muito dificilmente um cão de porte pequeno terá umas patas estilo Oscar Schmidt. No umComo vamos explicar como saber se o seu cachorro vai ficar grande.

Proveniência do cachorro - Vira-lata ou raça pura?

A melhor maneira de perceber se um cachorro vai ser grande é olhar para os pais dele. Se for raça pura é mais fácil. A mistura de raças implica outras variáveis e características. No entanto se tiver um cão que não seja puro é possível através de um teste de DNA, um pouco caro, determinar quais os atributos principais de cada raça existente no seu cachorro.

Voltando ao cachorro de raça pura, se os pais são grandes então é provável que o cachorro se for bem tratado e alimentado fique também ele grande. O tamanho da mãe do cachorro lhe dará a melhor estimativa do possível tamanho.

Uma raça maior precisa de patas maiores para suportar o seu peso e altura, além disso o excesso de pele também pode ser um bom indicador já que mais pele significa que tem mais espaço para crescer. Na maior parte dos casos aos 6 meses de idade, o cachorro já cresceu cerca de 75% do seu tamanho total, isso depende sempre do porte do animal. Mas isso já explicarei mais na frente. Muito embora o cachorro deixe de crescer em altura, ele pode crescer em peso e largura. Outra forma de saber se o seu cachorro vai ficar grande é quando ele tiver 14/16 semanas de vida, medir o tamanho e o peso e depois duplicar esse valor. Embora não seja um método científico é bem mais preciso que ficar olhando o tamanho da pata do cachorro.

Diferenças de Porte

Agora vou apresentar umas diferenças gerais entre os tipos de porte caninos:

Porte Pequeno ou toy:

De todos são os que crescem mais depressa, atingindo o seu tamanho adulto com apenas 10 meses, junto com o tamanho vêm todas as características de um cão adulto, desde o comportamento ao cio no caso das fêmeas. Porque se desenvolvem rapidamente necessitam de mais nutrientes e é necessária muita atenção com a alimentação. São exemplos de porte pequeno os Yorkshire, Pincher, Chihuahua.

Porte Médio:

Os caninos que se inserem neste grupo tendem a ver o seu crescimento final aos 12 meses. Porque também têm um crescimento rápido é preciso prestar atenção à dieta alimentar equilibrada e nutritiva do cachorro. Nessa categoria estão os Buldogue Francês, os Welsh Corgi e o Pug.

Porte Grande:

Esses cachorros têm um crescimento mais prolongado, indo até aos 15 meses para atingir o seu desenvolvimento adulto. O problema nesses cães é a sensibilidade digestiva que é muito maior, visto que o tamanho do cachorro aumenta mas os órgãos demoram mais tempo a amadurecer que os cães de raça pequena. Integram esse porte o Labrador, o Rottweiler e o Fila Brasileiro.

Porte Gigante:

São aqueles que demoram mais tempo a atingir o seu tamanho completo e além disso passam por duas fases diferentes de desenvolvimento. A primeira até aos 8 meses crescem muito rapidamente a nível ósseo. A segunda, mais lenta, é a nível muscular ocorre entre os 18 e os 24 meses de vida. Necessitam de muito exercício e de uma alimentação cuidada para que possam crescer e desenvolver na plenitude. O maior exemplo é o Dogue Alemão.

Agora que já sabe um pouco mais sobre como vai ser o tamanho do seu cachorro tá na hora de cuidar dele direitinho e ajudá-lo a crescer grande e saudável, mesmo que seja um Chihuahua. O importante é prestar atenção ao seu desenvolvimento e seu comportamento, consultar o médico veterinário regularmente para que o cachorro tenha um acompanhamento cuidado.

Se ficou com curiosidade sobre o tamanhos das diferentes raças de cachorro, veja esta lista com as características de várias raças de cachorros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o cachorro vai ficar grande, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.