Como saber se o meu cachorro está no seu peso ideal

Como saber se o meu cachorro está no seu peso ideal

O peso ideal de um cachorro depende da raça, do sexo, idade e de outros fatores circunstanciais como se vive no campo ou num apartamento numa cidade ou se está com pessoas de maior idade ou mais jovens, uma vez que o estilo de vida que levará será diferente. De qualquer forma, existem algumas orientações para garantir que o nosso cachorro não está gordo nem demasiado magro. Em umComo.com.br damos-lhe resposta à pergunta de como saber se o meu cachorro está no seu peso ideal.

Passos a seguir:
1

Primeiro, tem que verificar se o seu cachorro anda cansado, com lentidão e com a língua de fora, sem que tenha realizado um esforço anteriormente que justificasse essa atitude. Se o fizer habitualmente, pode ter alguns quilos a mais. De qualquer forma, tem que verificar que o cachorro não está sofrendo de alguma doença, como a asma.

2

A gordura a mais do cachorro pode-se observar muito facilmente quando o animal está caminhando. Verifique se a zona inferior do corpo está pendurada e se move da esquerda para a direita à medida que o seu animal de estimação anda.

3

Se o problema consistir em o seu cachorro comer pouco e tem dúvidas sobre se está demasiado magro, pode verificar se se notam os ossos das costelas, o que seria um sintoma de estar abaixo do peso ideal.

4

De seguida, mostramos-lhe uns indicadores numéricos em quilos sobre o peso ideal de um cachorro adulto, em função do tamanho da raça do animal.

  • Raças toy. De 1 a 6 quilos.
  • Raças pequenas. De 5 a 25 quilos.
  • Raças medianas. De 14 a 27 quilos.
  • Raças grandes. De 21 a 39 quilos.
  • Raças gigantes. De 34 a 82 quilos.
5

Em todo o caso, se notar mudanças bruscas de peso no seu cachorro, o mais recomendável é consultar o veterinário para o examinar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu cachorro está no seu peso ideal, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.