Como saber se o meu cão tem alergia alimentar

Como saber se o meu cão tem alergia alimentar

Você sabia que os cachorros também podem ter reações alérgicas após comerem determinados tipos de alimentos? Para identificar o problema, é possível observar alguns sintomas, os quais o umComo.com.br vai explicar e que ajudam a saber se o seu cão tem alergia alimentar.

Passos a seguir:
1

Os problemas de pele nos cães são relativamente comuns, sendo que eles podem ser causados pelos hábitos alimentares. Assim como acontece com as alergias, as pulgas e com a dermatite atópica, o melhor amigo do homem pode começar a se coçar de forma excessiva em decorrência do que está ingerindo. Para saber se o cão tem alergia alimentar, portanto, é preciso estar atento aos sintomas mais frequentes.

Imagem: thebark.com
2

Além do prurido, que se caracteriza pelo cão coçar-se demais, outros sintomas é a vermelhidão que aparece em diferentes partes do corpo e quando o animal se lambe em excesso nas patas. Devido à coceira e à própria alergia alimentar, o cachorro pode apresentar ainda feridas na pele, em consequência de infecções por bactérias ou fungos, bem como quedas de pelos e cheiro ruim. Diarreia e vômitos são outros sinais.

3

O mais comum é que os sintomas da alergia apareçam pela primeira vez quando os cães são jovens, embora o problema possa afetar animais mais velhos. O problema também pode aparecer em cães com maior sensibilidade cutânea, sendo algumas raças mais pré-dispostas. Entre elas, Pastor alemão, Golden retriever, Shar-Pei, Boxer, Buldogue inglês e francês, West Highland White terrier e Bull terrier. Mas isso não quer dizer que necessariamente o cão terá a alergia.

4

Quanto aos alimentos que podem causar o problema, as proteínas são as mais comuns, tanto as encontradas em aves, como na carne bovina e mesmo na soja, leite, ovos, cereais de trigo, entre outros. Já que nem sempre a coceira excessiva é sinal de alergia alimentar, pois esse é o sintoma de outros problemas também, para diagnosticar o que está havendo com o seu cão é indicado consultar um veterinário, que poderá avaliar com mais precisão o seu quadro e sintomas.

5

Quando for diagnosticada a alergia alimentar, é importante seguir as orientações do especialista que consistem, no geral, em eliminar da dieta o alimento que provoca o problema. Como alternativa à restrição alimentar que faz parte do tratamento, o cachorro pode ingerir uma dieta personalizada com ingredientes que nunca experimentou. Outra forma de tratar é oferecendo alimentos industrializados que possuam as proteínas hidrolisadas. Isso significa que o nutriente passa por um tratamento enzimático especial, a fim de fragmentá-lo em pedaços minúsculos, os quais não conseguem provocar os sintomas da alergia.

Imagem: nevccc.com
6

Os tratamentos existentes para a alergia alimentar do melhor amigo do homem costumam ser muito eficientes. No entanto, para tanto, é importante que todos os membros da família estejam cientes de que o animal não está mais comendo um determinado tipo de alimento. Além disso, no caso da proteína causar o problema, vale lembrar que ela pode estar presente em barras para limpeza dos dentes, por exemplo, e outros produtos menos fáceis de identificar a presença no nutriente.

7

Por isso, é muito importante dar ao seu cachorro apenas comida própria para ele e não comida humano, para evitar ao máximo que o seu amigo de quatro patas sofra de alergias alimentares. No nosso artigo poderá encontrar alguns conselhos para o ajudar a escolher a comida do seu cachorro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu cão tem alergia alimentar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.