Partilhar

Como saber se o meu gato é obeso

Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se o meu gato é obeso

Um gato obeso é aquele que supera entre uns 15 a 20% do peso considerado normal para a sua raça, sexo e idade. A obesidade pode ser avaliada objetivamente nos gatos de raça uma vez que existe um padrão de peso do gato adulto tanto para fêmeas como para machos, pelo qual nos podemos guiar. Para gatos comuns europeus não existe um padrão de peso mas podemos nos guiar pela média de peso dos gatos de raça média que é de 3-4 Kg para as fêmeas e 4-5 Kg para os machos. Assim sendo, em termos gerais podemos considerar obeso um gato com mais de 6Kg se for macho e com mais de 5Kg se for fêmea. Se não consegue que o seu gato fique quieto na balança e não o consegue pesar, as seguintes técnicas de apalpação e observação podem ajudar a determinar se o seu gato é obeso.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato é albino
Passos a seguir:
1

Apalpe as costelas do gato. As costelas de um gato devem se notar com facilidade. Se tem dificuldade em encontrar as costelas, provavelmente o gato é obeso.

2

Apalpe a coluna vertebral e os ombros do gato. Deve notar uma camada fina de gordura em cima dos ossos. Se a camada de gordura é tão grossa que não se notam os ossos, provavelmente o gato é obeso.

3

O gato obeso apresenta um abdômen pendular. Uma acumulação de gordura na parte inferior do abdômen que oscila quando o gato caminha.

4

Observe o gato de cima para baixo quando estiver andando ou em posição de andar. Nesta posição, por trás das costelas deve aparecer bem definido o espaço da cintura. Se não existe cintura e a silhueta do animal é totalmente redonda nesta posição, o gato é obeso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato é obeso, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se o seu gato é obeso consulte um veterinário assim que possível.

Escrever comentário sobre Como saber se o meu gato é obeso

Como saber se o meu gato é obeso
Como saber se o meu gato é obeso

Voltar ao topo da página