Como saber se o meu gato foi envenenado

Como saber se o meu gato foi envenenado

Os gatos são animais muito instintivos e atentos, que costumam detectar quando algum alimento ou substância não é adequado ao seu consumo. Em alguns casos, no entanto, eles também podem ser vítimas de substâncias tóxicas passíveis de causar risco de vida. De nossa rápida resposta depende em grande parte que o nosso animal de estimação consiga sobreviver à intoxicação e se recuperar cedo, mas o que devemos observar? Em umComo, explicamos como saber se o seu gato foi envenenado.

Passos a seguir:
1

Caso o seu gato tenha sido envenenado, ele precisará da ajuda de um veterinário, devendo ser levado obrigatoriamente a um especialista assim que suspeitar da ingestão de veneno.

2

Se o gato ingeriu algum alimento ou planta tóxica que tenha causado alguma indigestão, ele vomitará e o problema estará solucionado. Entretanto, a ingestão de substâncias perigosas provoca sintomas intensos que exigem medidas profissionais para garantir a saúde do felino. Além disso, é conveniente saber quais são os alimentos tóxicos e as plantas tóxicas para gatos, para que, em caso de ingestão de algum deles pelo seu animal, informar imediatamente o veterinário.

3

Para saber se o seu gato foi envenenado ou se provou alguma substância tóxica, é preciso detectar vários destes sintomas:

  • Vômitos e diarreia.
  • O gato respira com dificuldade e/ou produz ruídos ao respirar.
  • Salivação excessiva.
  • Comportamento errático, dificuldade para caminhar ou se mover.
  • Em casos severos, ocorrem convulsões e perda da consciência.
  • Se o envenenamento ou intoxicação for produzido por via tópica, você observará que seu gato se lambe constantemente em uma área específica. Assim, verifique esses sinais e, caso observe alguma substância estranha, leve-o ao veterinário.
4

O que fazer, entretanto, se o veterinário se encontra longe de sua casa ou for necessário levá-lo a um hospital diferente do habitual? Nesses casos muito específicos, você pode aplicar duas medidas de primeiros socorros para envenenamento em gatos:

  • Se o gato não tiver vomitado, pegue um punhado de sal e o dissolva em água, em seguida, dê ao animal preferivelmente com uma seringa sem agulha, isto induzirá o vômito. Recomenda-se repetir mais duas vezes este processo para que o felino expulse todo o conteúdo de seu estômago.
  • Em seguida, dê ao seu gato uma porção de carvão vegetal que é vendido em farmácias. Isso ajudará a evitar que os órgãos absorvam o veneno.
  • Após executar esses passos, consulte o veterinário.
5

Se o seu gato tiver sido envenenado com uma substância perigosa e muito tóxica, corre um grave perigo, por isso, antes dos primeiros sintomas, é importante atuar rápido e levá-lo de emergência ao veterinário. Se você tem conhecimento de qual foi a substância ingerida, pegue uma amostra da mesma para levar ao médico, ou na sua falta, pegue uma mostra do vômito ou fezes para que seja analisada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato foi envenenado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.