Partilhar

Como saber se o meu gato tem insuficiência renal

A insuficiência renal é a incapacidade dos rins de realizar corretamente o seu trabalho. Pode apresentar-se em quase todos os animais, entre eles os gatos, e dependendo da sua duração, pode ser aguda ou crônica. Esta doença pode ser provocada por problemas em vários lugares do sistema urinário, ora seja no rim ou em partes anteriores (insuficiência pré-renal) ou posteriores a ele (insuficiência pós-renal).

Quanto mais cedo se chegue a um diagnóstico mais eficiente será o tratamento, por isso, em umComo.com.br explicamos-lhe como saber se o seu gato tem insuficiência renal.

Também lhe pode interessar: Como tratar a insuficiência renal em gatos
Passos a seguir:
1

Fatores de risco. A insuficiência renal costuma ser mais comum em gatos que vivem no exterior.

Há certas raças como o Abissínia, o Siamês, o Birmanês, o Persa, o Russo Azul e o Main Coon que são mais propícias a isso.

Além disso, alguns produtos tóxicos como os metais pesados ou o etileno glicol, utilizado como anticongelante nos carros, podem causar a insuficiência renal, ou também alguns medicamentos como os anti-inflamatórios não esteroides, os aminoglicosídeos e certos fármacos usados no tratamento do câncer.

Por outro lado, como veremos mais para a frente, há certas doenças que podem levar à insuficiência renal nos gatos. Logicamente, as causas que provocam essas doenças podem aumentar o risco insuficiência renal.

2

Os sintomas da insuficiência renal em gatos são muito variáveis dependendo da fase da doença e a causa que a provoca e incluem alterações na quantidade, frequência ou no aspeto da urina.

Por isso, se observar alguma mudança na aparência da urina, sobretudo se for roxa, uma vez que pode conter sangue, na quantidade ou nas vezes que urina o seu gato, deverá ficar alerta.

Há outros sintomas que aparecem na maioria dos casos de insuficiência renal: anorexia ou diminuição de apetite, vômitos e desidratação.

Por vezes também apresenta palidez, mau hálito e pelo em mau estado.

3

As infeções de urina, sobretudo as crônicas, podem acabar por prejudicar o funcionamento do rim, por isso é bastante importante detetá-las a tempo e dar um tratamento adequado.

4

Os cálculos em qualquer zona do sistema urinário também são capazes de provocar insuficiência renal. Além de o predispor a infeções, podem causar obstruções totais ou parciais que fazem com que o rim do seu gato não possa libertar a urina até ao exterior, o que acabará por o prejudicar.

5

O rim precisa de receber uma determinada quantidade de sangue por unidade de tempo, que depois se converterá em urina. As mudanças na pressão arterial modificam esta quantidade e podem desencadear insuficiência renal no seu gato.

Fatores que reduzem esta pressão, como certos medicamentos anestésicos e sedantes, ou as perdas de sangue, podem acabar causando insuficiência renal.

6

Recomendamos que leve o seu gato de forma regular ao veterinário, pelo menos duas vezes ao ano para um revisão, e sempre que detete algum dos sintomas anteriores.

Uma análise de urina pode avaliar a densidade urinária (que reflete a capacidade de funcionamento do rim), além de detetar infeções, e com uma ecografia pode-se avaliar os rins e a bexiga urinária.

Uma análise de urina também é necessária para determinar a funcionalidade renal utilizando os valores de ureia e a creatinina como indicadores, e também permite conhecer o estado de saúde do gato e outros problemas associados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato tem insuficiência renal, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

3 comentários
Fátima
Tenho um felino castrado, desde dos 8 meses, há um certo tempo tenho problemas com ele de infecção urinaria sempre to dando remédios, fica bom com o tempo volta tudo novamente. vejo que nesta crise atual ele ta ficando parado e retrocido no local e faz so um pouquinho de xixi. no local onde ficou parado.... ele fica mto estressado qdo eu viajo e fica só ... tenho um pessoa que faz a mudança das águas e troca a comida ele ñ comi nada qdo estou ausente. .... sempre fica triste e magrinho. como evitar este estresse nele. e esta doença.
Carla Teodoro
Dúvidas em rrelação a quantidade e tipo de comida a dar. Tenho duas gatas esterilizadas adultas. São manas. Uma tipo tartaruga e outra siamesa. Grata
cleide
eu gostaria de saber o que o goto tem quando esta muito triste e sem animasao e nao esta comende

Voltar ao topo da página