Como saber se o meu gato tem PIF

Como saber se o meu gato tem PIF
Imagem: guioteca.com

A peritonite infecciosa felina, também conhecida como PIF, é uma doença bastante comum nos gatos que se caracteriza, entre outras coisas, pela inflamação do peritôneo, que é uma membrana que cobre os órgãos situados na cavidade abdominal do gato. No seguinte artigo de umComo.com.br explicamos-lhe as possíveis formas de apresentação desta doença e as formas de saber se o seu gato tem PIF.

Os fatores de risco para a PIF

A peritonite infecciosa felina é mais habitual nos gatos de rua e nos que vivem em grupo, já que a forma mais habitual de contágio é através das fezes.

Sintomas da PIF

Depois do contágio, os gatos costumam mostrar febre, anorexia e debilidade.

Depois a doença pode evoluir para uma forma úmida, em que aparece um líquido orgânico inflamatório no abdômen e/ou tórax do gato, provocando problemas respiratórios ou digestivos, junto com uma distensão do abdômen. Este processo é conhecido com o nome de PIF úmida.

Na PIF seca os sintomas são mais variáveis já que podem ser afetados por vários órgãos situados na cavidade abdominal, causando problemas renais, digestivos e inclusive paralisia dos membros posteriores.

Às vezes há também alterações oculares e mudanças no comportamento do gato.

Diagnóstico

Mediante a combinação de um exame de sangue, o estudo dos sintomas e um teste veterinário poderá ser obtido um diagnóstico.

Nos casos de PIF úmida, uma análise do líquido orgânico inflamatório é muito útil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato tem PIF, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.