Partilhar

Como saber se o meu gato tem pulgas

Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 fevereiro 2019
Como saber se o meu gato tem pulgas

O pêlo e a pele do nosso gato são um perfeito alojamento para animais parasitas como as pulgas. Assim, entre outros sintomas, o nosso animal de estimação mostra-se mais inquieto, coça-se muitas vezes e, no geral, o seu caráter fica mais irascível. Note que é pouco provável que o nosso gato apanhe pulgas se viver num apartamento. Para que fique tranquilo, em umComo.com.br damos-lhe resposta à pergunta de como saber se o meu gato tem pulgas.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem alergia a pulga

Coça-se frequentemente

O sinal mais evidente de que o nosso gato tem pulgas é coçar-se mais frequentemente do que o costume. Devemos estar especialmente atentos se o nosso animal de estimação se coça muito na zona atrás da cabeça, uma vez que é o sítio onde se costumam instalar as pulgas.

Pede-lhe mais para ser escovado

Se temos um gato com o pêlo comprido, estamos habituados a que nos peça que os escovemos, pois é algo que lhes gera bem-estar. Se verificarmos que este hábito se torna muito mais frequente que o costume, é quando podemos começar a pensar que as pulgas se alojaram no nosso animal de estimação.

Menos energia para brincar

As picadas que causam a um gato uma pulga alojada na sua pele, fará sentir um mau-estar geral que se traduzirá em menos vontade de brincar e de realizar as suas atividades cotidianas. Por isso, também devemos estar alerta perante uma mudança neste sentido que detetemos no nosso animal.

Leia também: Como acabar com pulgas no quintal de terra

Verificar se o gato tem pulgas

Quando notarmos estes sintomas descritos, devemos passar à ação e verificar se realmente o nosso gato tem pulgas, que são uns insetos muito pequenos de cor marrom. O mais provável é que não os encontremos no animal, mas sim os seus ovos - uns pequenos pontos de cor branca - ou os seus excrementos - de cor preta.

  • No caso dos gatos com pouco pêlo e que seja curto, não será difícil encontrar estes restos com uma inspeção visual em profundidade,
  • Se o nosso gato tiver o pêlo comprido, o que devemos fazer é escová-lo sobre uma toalha e, nesta, verificar se há restos de ovos ou excrementos.

Neste artigo de como desparasitar o meu gato encontrará soluções para o problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato tem pulgas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se o meu gato tem pulgas

3 comentários
Marisa
Meu gato fica coçando muito... ele ñ gosta de banho. Tbm ñ deixa escovar perto das patas traseiras... como posso acabar com suas pulgas.
Editor umComo.com.br
criseide de fatima zanchim
boa tarde! tenho uma gata muito grande com mais ou menos 05kg, e ela está sempre com pulgas, o que fazer se ela não sai de casa? dei banho a pouco tempo e logo voltou as pulgas, passo o fontilaine, e acho que mesmo assim não vale muito. criseide
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Criseide, existem alguns remédios naturais que você pode usar para eliminar as pulgas do seu gato. Entre nesse link e saiba quais são: http://animais.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-eliminar-as-pulgas-do-meu-gato-12016.html Obrigada pelo seu comentário!
lethicia
que raça é o seu gato??? ,o meu gato é igual ao seu mas não faço a minima ideia de qual raça seja ele

Como saber se o meu gato tem pulgas
Como saber se o meu gato tem pulgas

Voltar ao topo da página