Como saber se o seu gato está doente

Como saber se o seu gato está doente

Se há alguma coisa que nos preocupa quando temos um animal de estimação é notar que ele ande pouco ativo e apático, ficamos logo alarmados. Quando observamos com atenção a atitude dos gatos e reparamos que eles andam menos ativos podemos determinar se eles estão bem ou não. Se é apaixonado pelos felinos e se se preocupa com a saúde deles, em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para descobrir como saber se o seu gato esta doente.

Passos a seguir:
1

Quando temos um animal de estimação não importa só a sua alimentação e a sua higiene, também é útil observar o dia a dia deles, para que desta forma seja mais fácil determinar se o seu gato se encontra bem de saúde ou se está doente. Não é necessário estar constantemente a seguir o seu gato para que seja possível reparar nos seus costumes e comportamentos.

2

Se observar que nos últimos dias o seu gato não come de forma habitual e se mostra apático antes de comer, é possível que o seu animal esteja doente. Por vezes dores de estômago, febre ou qualquer outra condição podem fazer com que o gato pare de comer como habitualmente.

3

Se suspeita que o seu gato tem algumas dores de estômago é importante verificar a caixa de areia. Proteja as suas mãos com umas luvas e verifique se o seu gato teve diarreia ou se as suas fezes estão menos consistentes do que o normal, se assim for ,será necessário levá-lo a um veterinário para se assegurar que ele se encontra bem de saúde.

4

Se o seu gato vomitar uma vez pode simplesmente ter sido algo que comeu e que lhe tenha caído mal, visto que são animais curiosos e com tendencia de explorar. No entanto se isto se voltar a repetir mais vezes leve-o de imediato ao veterinário podendo-se tratar de uma indigestão ou de envenenamento.

5

O consumo excessivo de água também é um sinal de que o gato se pode encontrar doente. Caso note que ele ande com o nariz mais úmido que o habitual também indica que algo não está bem.

6

Quando o animal estiver mais dorminhoco que o costume, ande apático e com dificuldade de se manter equilibrado é possível que esteja doente, por isso o recomendado será submetê-lo a cuidados médicos.

7

Se suspeitar que algo não anda bem com o seu gato, é importante mantê-lo perto da caixa de areia, não só para verificar as suas fezes, mas também para ver se o seu felino esta a urinar de forma normal ou se esta com alguma dificuldade, esta última é um sinal claro de que tem um problema de saúde.

8

Olhos lacrimejantes ou com aspecto estranho, a irritabilidade e agressividade ou algumas características evidentes de inflamação em alguma parte do corpo, também são sinais evidentes de que o seu gato pode estar doente.

9

Se encontrar algum destes sintomas consulte de imediato o seu veterinário ou leve-o diretamente para um centro especializado, em que profissionais o podem tratar e fazer com que ele fique melhor em pouco tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o seu gato está doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.