Partilhar

Como saber se um gato está sentindo dor

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se um gato está sentindo dor
Imagem: pt.gde-fon.com

Se você tem gatos como animais de estimação e se preocupa com esse animal, é natural que procure como saber se um gato está sentindo dor. É importante estar atento aos sinais de desconforto para tratar o animal o mais depressa possível, cuidando assim da sua saúde. Pode ser um pouco difícil perceber se o gato está sentindo dor pois eles não falam, no entanto se expressam à sua maneira e neste artigo umComo.com.br ensinamos-lhe a interpretar seu gato. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato está deprimido
Passos a seguir:
1

Gatos que estão sentindo dor podem ter dois comportamentos distintos: ficarem mais calmos que o normal, por se sentirem doloridos, ou ficarem agitados e estressados devido ao incômodo.

2

Por essa razão o gato pode ficar estranhamente silencioso ou produzir um miar agoniado, sobretudo se for tocado em determinadas partes do corpo, que serão as que lhe causam maior desconforto.

Como saber se um gato está sentindo dor - Passo 2
Imagem: pets.leak.pt
3

Se seu gato está com dor ele com certeza se comportará de maneira diferente, sobretudo seu apetite será afetado e ele não se sentirá tão atraído por comida como antes, mesmo que se trate do seu snack preferido.

4

Um gato que está sentindo dor procurará se esconder em um local sossegado e inesperado, como forma de poder descansar sem ser incomodado por pessoas ou outros animais.

Como saber se um gato está sentindo dor - Passo 4
Imagem: miapoemas.blogspot.pt
5

Os movimentos de um gato com dor também serão afetados: ele poderá apresentar dificuldade de locomoção, evitará se esticar, não se lavará com tanta frequência e também não quererá brincar.

6

O olhar de um gato doente que sente dor também é bem diferente do de um gato saudável. É possível notar alguma tristeza nele, cansaço e a parte rosada ou branca no canto interno do olho (chamada de membrana nictitante) será mais visível, como na imagem ao lado.

Como saber se um gato está sentindo dor - Passo 6
Imagem: sabinablasco.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um gato está sentindo dor, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se suspeita que algo de errado se passa com seu gato, não hesite em consultar um veterinário pois, dependendo da doença, por vezes a melhor forma de o salvar é tratar dele aos primeiros sintomas de desconforto.
  • Seu gato com certeza não estará bem se apresentar os sintomas acima durante 2 dias seguidos ou mais.
  • Esteja atento ao comportamento do seu gato e e inspecione-o com frequência, procurando por feridas.
  • Aperte ligeiramente várias partes do corpo do seu gato (sobretudo a barriga), e se ele se queixar e lhe tentar morder é porque descobriu de onde vem a dor.

Escrever comentário sobre Como saber se um gato está sentindo dor

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Lady
Meu gato tomou injecao so q ele está inquieto parece q qr se esconder parece estar encomodado sera q está sentindo dor por causa da injeção?
Editor umComo.com.br
Oi Lady! Ele pode estar apenas estressado devido à ida ao veterinário. É muito comum esse comportamento dos gatos depois de um episódio que eles consideram estressante, como a saída de casa. Deixe ele se esconder e se acalmar por agora. Observe bem as fezes e urina dele, assim como o apetite e a sede, para garantir que ele come e bebe água. Caso note alguma alteração, consulte o seu médico veterinário.
A sua avaliação:
oswaldo filho
muito util
Editor umComo.com.br
Oi Oswaldo! Que bom saber que a informação foi útil para você! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Manuela
Oi meu gatinho esta miando de ontem p hoje como se estivesse com dor. Minha sogra disse que ele ontem fez coco em cima da cama dela. hoje ela pegou ele no colo ele miava muito e ele fez coco no colo dela não sei oq fazer. Ele não e assim. Esta isolado e chora quando o tocamos. Oq eu faço. Veterinário hoje está fechado.
Renata
Tenho um gatinho de mais ou menos 2 a 3 meses. Porém ele está ficando com olhos muito remelados. Estou dando remédio de verme. Mais duas noites ele fica com a respiração ofegante, todo mole, se esticando e dando miados fortes. Será q é dor q ele sente? O que será q meu gatinho Clarêncio tem ?
adriana
Adorei a materia.tenho uma gatinha que entrou no cio e dei suoresor de cio.e sairam uns carocos nas tetinhas.por isso ,entrei na pagina estou preocupada.
ibgrid mikarlle
Quando as pessoas toca na parte da barriga dela ou na perna ela fica brava
Isis Hipólito
Eu tenho uma gata ..srd Faz uns três dias que ela começou a miar intesamente ...tem momentos que ela parece sentir dor ..pois mia alto e rápido ..Já ouvi que ela pode estar no cio ..mas ela fica dentro do e casa ...sem chance de cruzar ..qdo estou com ela ...Se acalma ...e até dorme ...mas mia assim ..Estou sem saber o que pode ser ..
Sara Silva
Olá Isis. Pode ser do cio sim. Noutro caso tente tocar em diferentes partes do corpo dela para perceber se ela está sentindo dor em alguma dessas partes. Em caso de dúvida consulte o veterinário.
adriana
Amiga!ela esta no cio.se ja tiver idade pra isso
Larissa
Olá, meu gato está meio estranho, ele anda miando muito e se esfregando nos móveis e o seu rabo fica rígido. É meu primeiro gato então não sei se isso é normal.
Sara Silva
Olá Larissa. Se seu gato não é esterilizado, esse pode ser um comportamento habitual de marcação de território e procura de fêmea. Por outro lado, pode também significa que ele está sentindo dor e, para saber isso, o ideal é perceber se ele cumpre as atividades habituais, como comer, beber água, ir na areia, etc.
vera silvia
olaa minha gata sempre fez as necessidades dela na rua mas de uns dia pra ka ela faz varias vezes por dia xixi dentro de casa em varios lugares diferentes...por favor esse comportamento seria normal?me ajudem
Sara Silva
Olá Vera. Fazer xixi dentro de casa é uma forma dos gatos marcarem seu território, ainda que esse comportamento seja mais comum nos gatos do que nas gatas.
Celia Cristina
Bom dia, a minha gata me acordou de madrugada, urinando na minha cama, coisa que ela não faz, trouxe ela para sala e fiquei observando, a respiração esta muito ofegante, via e mexe se estica toda eu não o que ela tem e nem o que eu faço,sei que é normal esta de madrugada e nem tem como leva la no veterinário.
Sara Silva
Olá Célia, dado que a sua gata apresenta vários sintomas e diferentes entre si, a única solução é mesmo levá-la ao veterinário para ele a analisar e perceber do que se trata.

Como saber se um gato está sentindo dor
Imagem: pt.gde-fon.com
Imagem: pets.leak.pt
Imagem: miapoemas.blogspot.pt
Imagem: sabinablasco.blogspot.pt
1 de 4
Como saber se um gato está sentindo dor

Voltar ao topo da página