Como saber se um gato está sentindo dor

Como saber se um gato está sentindo dor
Imagem: pt.gde-fon.com

Se você tem gatos como animais de estimação e se preocupa com esse animal, é natural que procure como saber se um gato está sentindo dor. É importante estar atento aos sinais de desconforto para tratar o animal o mais depressa possível, cuidando assim da sua saúde. Pode ser um pouco difícil perceber se o gato está sentindo dor pois eles não falam, no entanto se expressam à sua maneira e neste artigo umComo.com.br ensinamos-lhe a interpretar seu gato. Continue lendo!

Passos a seguir:
1

Gatos que estão sentindo dor podem ter dois comportamentos distintos: ficarem mais calmos que o normal, por se sentirem doloridos, ou ficarem agitados e estressados devido ao incômodo.

2

Por essa razão o gato pode ficar estranhamente silencioso ou produzir um miar agoniado, sobretudo se for tocado em determinadas partes do corpo, que serão as que lhe causam maior desconforto.

Imagem: pets.leak.pt
3

Se seu gato está com dor ele com certeza se comportará de maneira diferente, sobretudo seu apetite será afetado e ele não se sentirá tão atraído por comida como antes, mesmo que se trate do seu snack preferido.

4

Um gato que está sentindo dor procurará se esconder em um local sossegado e inesperado, como forma de poder descansar sem ser incomodado por pessoas ou outros animais.

Imagem: miapoemas.blogspot.pt
5

Os movimentos de um gato com dor também serão afetados: ele poderá apresentar dificuldade de locomoção, evitará se esticar, não se lavará com tanta frequência e também não quererá brincar.

6

O olhar de um gato doente que sente dor também é bem diferente do de um gato saudável. É possível notar alguma tristeza nele, cansaço e a parte rosada ou branca no canto interno do olho (chamada de membrana nictitante) será mais visível, como na imagem ao lado.

Imagem: sabinablasco.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um gato está sentindo dor, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se suspeita que algo de errado se passa com seu gato, não hesite em consultar um veterinário pois, dependendo da doença, por vezes a melhor forma de o salvar é tratar dele aos primeiros sintomas de desconforto.
  • Seu gato com certeza não estará bem se apresentar os sintomas acima durante 2 dias seguidos ou mais.
  • Esteja atento ao comportamento do seu gato e e inspecione-o com frequência, procurando por feridas.
  • Aperte ligeiramente várias partes do corpo do seu gato (sobretudo a barriga), e se ele se queixar e lhe tentar morder é porque descobriu de onde vem a dor.