Como saber se uma iguana está doente

Como saber se uma iguana está doente

Cada vez existem mais pessoas que optam por ter um animal de estimação exótico como pet. Geralmente, as pessoas estão mais acostumadas a conviver com mamíferos, como os cães e os gatos, do que com répteis como as iguanas; por isso é mais complicado interpretar o seu comportamento e detectar possíveis sintomas de doenças. Para o ajudar, em umComo.com.br criamos este artigo em que explicamos como saber se uma iguana está doente.

Comportamento da iguana

Ainda que as iguanas não sejam animais excessivamente ativos, se notou que a sua iguana está mais tranquila e mais quieta do que o habitual, deveria ficar atento, já que a letargia é um sintoma comum em muitas patologias.

Por outro lado, um aumento repentino de agressividade também pode ser provocada por alguma doença, por isso fique atento a estas mudanças de comportamento repentinas.

Anorexia

As causas mais normais que fazem com que uma iguana perca o apetite são o estresse, a temperatura excessiva, a mudança de dieta ou uma alimentação inadequada.

Se já descartou estes fatores, e a sua iguana não quer comer, é muito possível que esteja doente. Por isso, o melhor neste caso é levá-la o quanto antes ao veterinário para descartar possíveis problemas de saúde.

As extremidades

A inflamação nas articulações costuma ser causada pela gota, e uma alimentação inadequada pode ser a responsável.

Da mesma forma, um desajuste na alimentação, unido ou não ao insuficiente conteúdo de radiação ultravioleta, pode causar a doença metabólica óssea. Nestes casos, poderá observar inchaço nas patas traseiras, deformações nos dedos e, nos casos mais extremos, paralisia.

A falta de vitaminas por si mesma também pode provocar paralisia.

Os parasitas

Às vezes podemos observar parasitas externos, como os carrapatos ou os ácaros.

Os ácaros são muito difíceis de observar a olho nu, ainda que às vezes possamos ver os seus excrementos que parecem uma espécie de poeira.

Além disso, há parasitas internos capazes de provocar vômitos e diarreia.

Os excrementos

Tanto a diarreia quanto a prisão de ventre são sinais de doença. Às vezes, as mudanças na temperatura ambiental podem fazer com que as fezes sejam mais líquidas que o normal, mas se esta situação persistir, deverá ir a um veterinário.

A respiração

As iguanas saudáveis respiram com a boca fechada. Se viu a sua iguana a respirar com a boca aberta, pode estar sofrendo de alguma doença respiratória.

Também deveria revisar as fossas nasais à procura de mucosidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma iguana está doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Recomendamos que leve a sua iguana ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano.