Como saber se uma ração é de boa qualidade

Como saber se uma ração é de boa qualidade
Imagem: krmeni.cz

A saúde de nosso animal de estimação é prioritária para nós. Por isso, nos preocupamos em lhe dar uma vida feliz, dedicar um tempo ao jogo e à distração, ir ao veterinário e também escolher o alimento que acreditamos ser melhor para sua idade e condição física. Mas estaremos escolhendo realmente o adequado? Em umComo explicamos como saber se uma ração é de boa qualidade.

Passos a seguir:
1

O primeiro que devemos ter em mente no momento de escolher ração para gatos ou cães é que o preço nem sempre é um sinal de qualidade. Muitos donos de animais acham que, ao pagar um alimento mais caro, estão garantindo a melhor qualidade, mas esta premissa nem sempre é certa. Por isso, é importante avaliar outros aspectos do produto para nos certificarmos de que é a melhor.

2

Primeiramente, para saber se uma ração é de qualidade, devemos avaliar a qualidade de suas proteínas, que devem estar especificadas de forma clara, por exemplo, carne de frango concentrada, carne de rês desidratada, etc. Isto indica que o alimento é elaborado com proteínas animais e não com misturas, derivados ou carnes de procedência. Não é conveniente adquirir rações que sejam preparadas com:

  • Proteínas em forma de farinha, isto é farinha de frango, carne, etc.
  • Que não especifiquem o tipo de carne, indicando apenas "carne animal".
  • Que apresentem as proteínas como um subproduto.
3

Outro aspecto fundamental no momento de escolher uma ração de qualidade é garantir que a mesma não contenha ingredientes que podem pôr em risco a vida de seu animal de estimação. Por isso, recomendamos descartar qualquer alimento que contenha BHA, BHT, menadiona ou etoxiquina.

4

É possível determinar se uma ração é de qualidade verificando a lista de ingredientes e nutrientes que contém. Estes sinais indicam que o alimento é adequado para nosso cão ou gato:

  • A proteína animal é especificada de forma clara e encontra-se entre os primeiros ingredientes do alimento.
  • Quando contém vitaminas e minerais.
  • Quando entre os ingredientes figuram as frutas e os vegetais.
  • Quando o arroz é a única fonte de grão presente na ração. Caso contenha outros cereais como o trigo, é conveniente que o mesmo não esteja entre os primeiros ingredientes.
  • Se a etiqueta indicar que os ingredientes empregados na ração são adequados para consumo humano, este um sinal claro de que as proteínas não são de procedência duvidosa.
5

Lembre-se de que, se deseja dar o melhor cuidado para o seu animal de estimação, recomenda-se escolher uma ração para gatos ou cães com ingredientes de qualidade, que favoreçam a nutrição e a saúde do seu animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma ração é de boa qualidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.