Como são os animais invertebrados

Como são os animais invertebrados

O planeta Terra está povoado por uma enorme variedade de seres vivos. Existem, por outro lado, muitas formas de agrupá-los ou catalogá-los. Uma classificação muito comum é a que os distingue entre vertebrados e invertebrados. Por invertebrados são conhecidos aqueles membros do reino animal que "carecem de coluna vertebral ou esqueleto interno articulado". Para algumas pessoas pode parecer estranho, mas o grupo maioritário é o de invertebrados. Neste artigo de umComo.com.br trataremos de saber mais sobre como são os animais invertebrados.

Fotos: Google Images

Passos a seguir:
1

Os estudos recentes afirmam que os animais invertebrados representam 95% das espécies animais existentes no planeta Terra. No interior deste número acachapante esconde-se uma enorme variedade de filos, tipos, grupos, etc...

2

Poderíamos começar falando dos artrópodes, o filo mais numeroso do reino animal. O termo aplica-se aos animais invertebrados dotados de um esqueleto externo e apêndices articulados. Entre os artrópodes os principais grupos são os insetos, os aracnídeos, os crustáceos e os miriápodes.

Os insetos caracterizam-se por ter um corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. Outras características são suas 2 antenas na cabeça e suas 6 patas. Ao contrário deles, os aracnídeos destacam-se por ser vertebrados em cefalotórax e abdômen e contam com 8 patas. Os crustáceos são semelhantes aos aracnídeos, mas a maioria conta com 10 patas e costumam ser aquáticos. Os miriápodes têm o corpo dividido entre cabeça e tronco, estando este formado por muitos anéis articulados.

3

Outro filo bastante numeroso é o dos moluscos. Caracterizam-se por ter um corpo mole. Alguns apresentam uma concha externa e outros uma concha interna. Os três grupos principais são os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.

4

Os seguintes grupos de invertebrados são um pouco menos numerosos. Trata-se dos vermes, dos equinodermos (como as estrelas do mar), das medusas e das esponjas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são os animais invertebrados, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.