Como se comporta meu coelho em função de sua idade

Como se comporta meu coelho em função de sua idade
Imagem: animalmascota.com

Você escolheu ter um coelho como animal de estimação? saiba como cuidar dele e como deve ser sua higiene. Você também aprendeu como entender seu coelho e como educá-lo. Saber tudo isto é essencial para poder conviver da melhor forma possível com seu coelho e poder se dar bem com ele desde o começo. Mas assim como qualquer pessoa, um coelho também tem diferentes comportamentos dependendo da sua idade, e entender isto também é importante para manter uma boa convivência com seu coelho em função do momento de vida onde ele se encontra. Por isso em umComo.com.br queremos explicar para você como se comporta seu coelho em função de sua idade.

Coelho pequeno ou bebê

Quando seu coelho estiver nesta etapa, só vai pensar em correr e se divertir. Será complicado pegá-lo no colo para dar carinho e, dependendo do seu caráter, será obediente ou não. Pode ser que desde pequeno peça carinho e carícias, ou que não dê a menor bola para isso e só pense em brincar e explorar.

Apesar de que brincar é essencial para seu desenvolvimento, esta é a melhor etapa para você ensinar e treinar seu coelho. Desta forma será bem mais eficiente a aprendizagem de bons modos. Mas você deve ser consciente de que é preciso tempo e paciência, além de um bom treinamento. Deve entender que suas travessuras são de acordo com a sua idade. Não deixe ele fechado por muito tempo para que possa fazer exercício.

Coelho adolescente

A adolescência dos coelhos chega aos 4 meses em raças menores e aos 9 meses em raças maiores. Assim como o adolescente humano, o coelho adolescente também vive mudanças hormonais que afetam o seu comportamento. Estará mais ativo e rebelde; se for macho, pode inclusive estar agressivo.

  • É possível que ele siga você, corra em círculos ao redor de seus pés como se estivesse lhe cortejando.
  • Marcará seu território fazendo xixi por todas partes, e pode (de forma temporária) esquecer de usar a bandeja.
  • Se seu coelho for fêmea, pode lhe arranhar, morder e rosnar se achar que você está invadindo sua gaiola mesmo quando estiver colocando comida. Essa é uma maneira de defender seu ninho.
  • Pode ser curioso apresentando condutas destrutivas como roer tudo e cavar. Mantenha a calma nesta etapa e tenha paciência. Se der bronca ou gritar com ele será pior.
  • Se decidir que seu coelho não vai procriar, pode considerar a opção de castrá-lo para que ele se acalme.
  • Se precisa de atividade não mantenha o coelho na gaiola e deixe ele correr e fazer exercício. Também pode dar brinquedos para coelhos como entretenimento.

Coelho adulto

Quando seu coelho chegar à idade adulta, também virá a calma. Estará mais dócil, carinhoso, obediente e tranquilo. Passará mais tempo dormindo, mas vai continuar precisando fazer exercício durante o dia. Se educá-lo direito, terá aprendido a se comportar e poderá aproveitar sua companhia sem se preocupar tanto com seu comportamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se comporta meu coelho em função de sua idade, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.