Como se deslocam os animais

Como se deslocam os animais

Os animais movem-se de múltiplas formas. Saltam, correm, nadam ou voam, realizando movimentos característicos que servem para se deslocar no meio que lhes é próprio e também para se envolverem ocasionalmente nos outros ambientes para os quais não estão adaptados. É possível observar peixes que são capazes de voar ou de subir pelos troncos das árvores, aves nadadoras e mergulhadoras, e mamíferos terrestres que têm atingido um notável domínio de planar no voo. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como se deslocam os animais.

Como voam as aves

Os insetos e as aves voadoras batem suas asas para se sustentarem no ar e deslocarem o seu corpo para a frente. Todos estão dotados de engenhosos mecanismos para o voo: os primeiros contam com balancins que atuam como uma espécie de giroscópio para assegurar a direção, enquanto que nas aves são os canais semicirculares do seu ouvido interno, os órgãos responsáveis pelo sentido de equilíbrio e de orientação. Os peixes voadores deslocam-se fora da água impulsionados por sua barbatana caudal e sustentam-se no ar por meio das barbatanas peitorais estendidas, podendo planar e voar 300 metros.

Como se deslocam os animais na água

As criaturas que vivem no mar, oceanos, rios se deslocam praticando uma grande variedade de movimentos. Entre os mais conhecidos encontra-se o movimento ondulatório da cauda vertical dos peixes (barbatana caudal), que atua como uma verdadeira hélice propulsora. O movimento ciliar é empregado por muitos protozoários, que agitam seus filamentos (cílios) como se fossem remos. A propulsão para reação, cujo emprego na técnica moderna está amplamente difundido, reconhece seu antecedente natural na deslocação de medusas e polvos, que se impulsionam lançando com violência a água situada abaixo de seus corpos. Há outros tipos de movimentos que os habitantes aquáticos usam para se deslocar, como o ondulatório das enguias, a propulsão a remo que empregam as tartarugas e aves palmípedes e a ondulação característica do cavalo-marinho, produzida pela ondulação de sua barbatana dorsal.

Como se deslocam os répteis

Os répteis se arrastam, isto é, movem-se arrastando sobre o solo. Não só se arrastam os que não têm patas como, por exemplo, as serpentes, mas também os demais répteis. As lagartixas, como outros sáurios, avançam apoiando-se em suas curtas extremidades e ondeando os músculos do tronco. A minhoca de terra avança encolhendo e alongando a parte anterior de seu corpo.

Como se deslocam os mamíferos

A maior parte dos mamíferos têm quatro patas e deslocam-se por terra, no entanto, alguns utilizam outras maneiras de se deslocar. Os mamíferos aquáticos como as focas ou as baleias e os delfins, nadam mediante barbatanas. Os morcegos voam mediante suas extremidades anteriores, que são barbatanas. Os macacos valem-se de suas patas posteriores e de suas mãos. Alguns podem fazer isso de forma erguida. Os humanos são bípedes e deslocam-se andando ou correndo em duas extremidades inferiores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se deslocam os animais, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.