Como se reproduzem os caracóis

Como se reproduzem os caracóis

É bem sabido que a maioria dos caracóis é hermafrodita, o que significa que contam tanto com pênis quanto com aparelho reprodutor feminino. No entanto, há outras classes de caracol que são apenas macho ou fêmea. Seja qual for o gênero, um caracol não se pode fecundar a si mesmo, por isso precisa de um companheiro para poder se reproduzir. Mas, como se reproduzem os caracóis? De seguida, em umComo revelamos a você detalhadamente o que para muitos é um mistério.

Épocas de acasalamento

No que diz respeito ao momento ideal para se reproduzir, estes moluscos invertebrados preferem a primavera e o outono porque o clima tende a ser mais temperado, mas também bastante úmido. Com uma expectativa de vida de 5 a 7 anos, depois de superar os 6 ou 8 meses de idade o caracol é considerado maduro sexualmente.

Jogo de sedução

Em primeiro lugar, inicia-se o namoro entre dois caracóis. Este jogo de sedução se apresenta com os moluscos deslocando-se em círculos um ao redor do outro se apalpando com a boca, e assim é como entrelaçam os seus corpos. Por mais absurdo que pareça, os caracóis também fazem os preliminares durante o processo de acasalamento, que costuma durar uns 20 minutos. Estes animais precisam se excitar antes de se unirem, e para isso recorrem ao dardo calcário de sua morfologia, localizado dentro do orifício genital.

A união

Durante o acoplamento, um dos caracóis insere o seu dardo no aparelho reprodutor feminino do outro e ambos esperam que se aloje na bolsa ovalada da vagina.

Nos caracóis a reprodução é extremamente longa, com uma duração entre 10 e 12 horas. Isto se deve a que, passado esse tempo é quando os óvulos estão maduros e dispostos a receber os espermatozoides com os quais podem realizar a fecundação.

Durante a reprodução, a qual ocorre à noite, ambos os caracóis lançam correntes de DNA mutuamente em forma de carbonato de cálcio . Ao recebê-las no aparelho reprodutor feminino, estas se dissolvem e liberam o esperma. Depois de 10 ou 12 horas os óvulos aceitam os espermatozoides, como mencionamos, e esta ação faz com que ambos caracóis fiquem fecundados, formando ovos em seu interior.

Os ovos

Passados 15 ou 20 dias, os caracóis cavam um buraco debaixo da terra com a sua cabeça e seu pé onde vão depositando seus ovos fecundados, convertendo-o em um ninho. Os moluscos expulsam entre 50 e 80 ovos de uns 3 mm desde os seus orifícios genitais sobre este buraco. Outras espécies de caracol podem chegar a pôr cerca de 200 ovos, como os caracóis chineses, e inclusive até 700, como os caramujos gigantes africanos.

Nascimento

Por último, após 16 ou 30 dias os ovos conseguem eclodir e nascem as crias, que permanecem no ninho mais 3 ou 5 dias até que o abandonam. Para conseguir sair para o exterior, devoram a membrana que reveste o seu ovo, a qual fornece proteínas e sais minerais, bem como a terra que cobre o seu ninho. É aí quando estes caracóis começam o ciclo da vida.

A reprodução de outras espécies

Se saber como se reproduzem os caracóis parece curioso, então você não pode perder alguns artigos nos quais explicamos o processo reprodutivo de outros animais. Conheça como se reproduzem os tubarões ou como o fazem outros animais e descubra um pouco mais a respeito do mundo natural.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se reproduzem os caracóis, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.