Como se transmite leishmaniose

Como se transmite leishmaniose

A leishmaniose é uma doença que afeta os cães e que é provocada por parasitas que se instalam no corpo do animal e afetam o funcionamento normal da pele, os tecidos e os órgãos vitais. Desde 2012 que existe uma vacina que previne esta doença que pode ser mortal para alguns animais, por isso é importante conhecer um pouco mais sobre a leishmaniose.

Em umComo contamos para você como se transmite a leishmaniose para que considere os focos de infecção e possa estar alerta à saúde de seu cão a todo o momento.

Transmissão da leishmaniose

Tanto no caso de um cão como de uma pessoa com esta doença, você deve saber que o foco de transmissão é um mosquito fêmea. Nunca, mas nunca um cão poderá transmitir leishmaniose para uma pessoa, ela terá de ser picada sempre pelo mosquito transmissor da doença.

A leishmaniose tanto canina como humana é transmitida através da picada de um mosquito que contenha o parasita da leishmaniose. Esta é a única via de contágio através da qual se pode pegar esta doença.

O mosquito que transmite a leishmaniose é muito pequeno e conhecido pelo nome de mosquito-palha, birigui, cangalha ou tatuquira. Lembre-se que este inseto, se entrar em contato com um humano, também transmitirá a doença; mas insistimos na observação de que uma pessoa nunca será infectada por um cão com leishmaniose.

A leishmaniose nos humanos costuma acontecer em pessoas com o sistema imunológico frágil, em que a doença pode chegar a piorar; mas, no resto dos pacientes picados por este mosquito, os sintomas não passam de um simples problema dermatológico sem grande risco para a saúde.

De qualquer forma, caso você ou seu cão estejam com leishmaniose é recomendável visitar um especialista para que lhes dê as indicações de tratamento da doença.

A vacina da leishmaniose

Para que seu cão esteja protegido do contágio da leishmaniose é recomendável dar a ele a nova vacina que apareceu em 2012, pensada para evitar que a doença se desenvolva e afete a saúde de seu cachorro.

No entanto, a vacina contra a leishmaniose não cura a doença, ela está indicada para prevenir o contágio. Para poder tratar a doença, existem diferentes drogas que dependem do tipo de leishmaniose que seu cão tenha pegado e o grau de afetação dos seus órgãos. Se não for tratada a tempo, a doença pode chegar a ser mortal para seu animal.

A vacina da leishmaniose cria uma imunidade celular, isto é, consegue que as células cheguem a destruir a doença caso o cão seja contagiado. Não se trata de uma vacina obrigatória mas muito recomendada para proteger seu bichinho desta grave doença. A vacina pode ser aplicada sobre os filhotes de 6 meses de idade ou mais e sempre sob supervisão de um veterinário.

Além da vacina, existem outros métodos de prevenção da doença como a aplicação de pipetas ou colares anti pulgas.

Detectar a leishmaniose

Assim como é importante saber como se contagia, também é imprescindível que saiba quais são os sintomas da leishmaniose para que possa detectar se seu animal está sofrendo desta doença.

Os sintomas mais comuns são os seguintes:

  • Perda de pelo: a área da cabeça ou o corpo de seu animal começa a ter menos pelo do que o normal e inclusive pode chegar a ter caspa.
  • As unhas do cão crescem mais rápido.
  • A pele parece mais inflamada ou avermelhada.
  • As feridas do seu cão não chegam a cicatrizar corretamente.
  • Aparecem úlceras pelo corpo, principalmente nas extremidades ou na cabeça.
  • Olhos inflamados e, talvez, vermelhos.
  • O cão está mais cansado, mostra-se mais frágil e fatigado.
  • Perda de peso notável.
  • Aparecimento de febres e enjoos.
  • Sangramento de nariz.
  • Articulações inflamadas que podem chegar a fazer o cachorro mancar.
  • Gânglios linfáticos inflamados, principalmente na área do pescoço e parte interna das patas.

Se o seu cão tiver algum destes sintomas ou vários ao mesmo tempo, vá imediatamente a um veterinário para que diagnostique se está com leishmaniose. Em umComo damos a você alguns conselhos sobre o que fazer se o seu cão estiver com leishmaniose.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se transmite leishmaniose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.