Partilhar

Como socializar um filhote com cachorros adultos e pessoas

Como socializar um filhote com cachorros adultos e pessoas
Imagem: tudosobrecachorros.com.br

Quando temos um cachorro filhote, pode ser porque sua cadela deu cria ou porque decidimos ter um cachorro. Seja qual for o motivo, no começo pode parecer complicado educá-lo. Mas seu animal de estimação ainda não aprendeu muita coisa errada. Para que seja um cachorro saudável e estável você tem que aprender as regras básicas de adestramento, e além disso a socialização é muito importante. Pode ser um trabalho difícil mas é muito gratificante. Por isso, em umComo.com.br queremos orientá-lo sobre como socializar seu filhote com outros cachorros adultos e pessoas.

Seu cachorro filhote

Seu cachorro filhote até às oito semanas estará mamando e ainda será um bebê. Depois e até às dez semanas de vida possivelmente vai passar por uma fase de medo. Você vai perceber isso rapidamente porque ele ficará assustado com tudo o que o rodeia. Isto é porque está começando a conhecer seu mundo. Para que este medo não tome conta dele, tente fazer com que os ruídos sejam escassos, que esteja tranquilo e que não tenha fatores ameaçadores ao seu redor. Deste modo esta fase de medo desaparecerá sozinha.

A partir das dez semanas seu cachorro estará na fase jovem e ficará muito curioso, vai querer explorar tudo. Este período durará até entrar na fase adulta. Da mesma forma, é o período mais importante já que é quando pode trabalhar a socialização de seu cachorro filhote.

Socializar com outros cachorros

Seu cachorro deve saber como se socializar com outros cachorros, tanto no passeio diário como se conviver com mais cachorros em casa.

  • Quando vai passear com seu filhote, permita que se aproxime de outros cachorros. Deixe que cheire seus novos amigos e brinque com eles. Se ele se sentir intimidado ou se os outros cachorros latirem, retire-o.
  • Para socializá-lo em casa, convide pessoas que também tenham cachorro para brincarem com vocês e entre eles. Deste modo ajudará em sua socialização entre eles e entre os humanos.
  • Em casa, deixe que investigue sobre seu companheiro no lar e que brinquem juntos.
  • O cachorro adulto da casa será a referência para o seu filhote, portanto é imprescindível que seja um cachorro estável já que naturalmente sentirá curiosidade por ele e brincarão juntos; em contrapartida, um cachorro adulto que não estiver equilibrado pode mordê-lo, causando-lhe traumas importantes.
  • Cada cachorro é diferente e sua socialização deve ocorrer gradualmente. Não pretenda conseguir tudo de um dia para o outro. Além disso, não deve forçar seu filhote a fazer algo do qual tenha medo, já que pode causar algum trauma. Tenha paciência.

Socializar com pessoas

É normal que seu cachorro tenha que socializar com outras pessoas além de você. Por isso, damos-lhe alguns conselhos para que seja mais fácil.

  • Apresente a seu filhote seus amigos e familiares mais calmos de casa; este tempo deve ser breve. Permita que ele chegue perto deles, cheire e brinque. Desta forma seu cachorro sentirá que tem o controle da situação.
  • Tenha certeza de que a pessoa que interage com seu cachorro gosta de cães, já que existem pessoas que têm medo até de filhotes.
  • Quando seu cão se sentir confortável, é hora de apresentar a ele pessoas de todo tipo, não necessariamente devendo ser todas calmas.
  • Quando seu cão aceitar os adultos, apresente também crianças por um período curto de tempo. Esteja presente neste encontro já que as crianças podem brincar de forma mais brusca. Isto é importante para que o filhote se habitue a elas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como socializar um filhote com cachorros adultos e pessoas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
conceicao nunes
Tenho dois cães irmãos que com apenas 3 meses começaram a se agredir até fazer sangue, gostav de saber que posso fazer? Obrigada pela atenção
Editor umComo.com.br
Oi Conceição! Vivem apenas esses dois cães em casa? Em que momentos ocorrem essas agressões?

Como socializar um filhote com cachorros adultos e pessoas
Imagem: tudosobrecachorros.com.br
Como socializar um filhote com cachorros adultos e pessoas

Voltar ao topo da página