Como superar a morte de um animal de estimação

Como superar a morte de um animal de estimação

Não importa a idade, encarar a perda de um animal de estimação é uma das experiências mais difíceis que alguém pode viver... mas quando existem crianças as dificuldades aumentam ainda mais, pois algumas vezes sua relação com a morte pode ser distante. Se na sua família estão passando por esta situação, em umComo.com.br queremos ajudar oferecendo alguns conselhos para que consigam superar a morte de um animal de estimação.

Passos a seguir:
1

É necessário saber que o luto tem um tempo determinado em cada pessoa e, dependendo do tempo que tenha convivido com o animal e dos seus vínculos, pode demorar mais ou menos tempo em superá-lo. Em qualquer caso não há pressa nem nenhuma norma sobre isso.

2

Se for o animal de estimação de uma criança é necessário explicar à ela o que aconteceu, fazê-la entender que assim como as pessoas, os animais também têm um ciclo de vida, e que chegou a vez do nosso amigo. Dizer que ele foi para um lugar melhor e que agora está tranquilo e feliz, apesar de parecer um clichê, pode ajudá-la a se sentir melhor.

3

É importante deixar brotar seus sentimentos e não cair na negação: o luto deve ser vivido como tal, não tema fazê-lo porque ele foi seu animal. Se sentir a necessidade de sair da cidade, viajar ou se distrair, faça-o sem hesitar.

4

Quando se trata de crianças é importante que elas entendam certas coisas, por exemplo que a morte é parte da vida, que nem eles nem ninguém é culpado por isso, que a raiva não é necessária e que a tristeza que agora sentem também passará e será substituída pelo amor e pela lembrança dos bons momentos que viveram juntos.

5

As pessoas que viveram durante anos com seu animal de estimação precisam, algumas vezes, fazer um ritual de despedida. Isso é muito recomendável, não tema honrar seu animal da forma que considerar necessário.

6

Tanto no seu caso como no de uma criança é importante se manter distraído para não permitir que a tristeza e a depressão nos invadam. Apesar de que a saudade tem seu momento é necessário se esforçar para superá-la.

7

Não é recomendável substituir seu animal logo em seguida, pois parte do processo do luto é assumir que esse animal já não existe. Muitas vezes as pessoas decidem não ter outro animal, e em outros casos, com o tempo elas dão as boas-vindas a um novo amigo, tudo depende da personalidade e do sentimento de cada um.

8

Se você se sentir muito afetado pelo desaparecimento de seu animal, ou algum membro de sua família estiver sofrendo muito, não duvide em ir a um especialista que possa ajudá-los a canalizar os sentimentos e superar a perda.

9

Caso você tenha de comunicar a morte do seu pet a alguém igualmente próximo do animal, confira esse artigo para saber o que falar quando o cachorro de alguém morre.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a morte de um animal de estimação, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.