Partilhar

Como superar o medo de cachorros de forma simples

A cinofobia é o medo específico ou descontrolado de caninos. Pode ser devido a uma má experiência do passado ou a um sentimento completamente desconhecido, pelo qual estes animais são vistos como uma ameaça. Este tipo de fobia limita a vida de muitas pessoas que experimentam ansiedade e desconforto inclusive diante de raças pequenas, por isso é importante encontrar a forma de superar o medo de cães de forma simples. Em umComo.com.br damos algumas dicas para o conseguir.

Também lhe pode interessar: O que fazer quando cachorro tem medo de chuva
Passos a seguir:
1

Identificar a origem do medo é o primeiro passo que você deve dar para superar esta fobia. Explore em suas lembranças ou pergunte aos seus familiares para tentar saber se esta ansiedade vem de uma experiência ruim no passado ou se é um temor que cresceu dentro de você por razões desconhecidas.

2

É bom que você entenda que se bem é verdade que há raças que por seu aspecto físico podem parecer intimidantes ou agressivas, nem todos os cães têm estas características e grande parte de sua atitude tem a ver com sua criação. Você deve se informar sobre estes animais para que o conhecimento o ajude a diminuir o medo.

3

A ignorância e repetir o que muitos repetem só vai servir para reforçar seus temores. "Os rottweiler são agressivos, os pitbull são violentos", estes cães são grandes e muito fortes, mas quando criados de forma adequada não são animais violentos, por isso você deve usar a razão mais do que a emoção para combater sua fobia.

4

Depois de se situar no ponto da razão e do conhecimento é hora de começar a enfrentar o seu medo, pois é a única forma de superá-lo, por isso deve se expor gradualmente à presença de cães.

5

Comece com filhotes que inspirem ternura e desejo de proteção; se for o de um amigo ou conhecido melhor, pois assim você vai poder acompanhá-lo durante seu crescimento e ir se envolvendo com o animal e conhecendo seu caráter nobre e amigável.

6

Quando você tiver um controle maior sobre a situação, vai poder expor-se em outro nível, por exemplo, brincando com o cachorro de um desconhecido que te inspire confiança. Deve ir testando seus limites em vez de ficar prisioneiro da zona de conforto dos seus medos.

7

Se seu medo se deve a uma experiência passada lembre que isso já passou e que nem todos os animais merecem ser julgados por apenas um incidente. Se você desconhece a origem, com mais razão é hora de superá-lo; não faz sentido sofrer com um medo que o domina se você sequer sabe de onde vem, esforce-se para combatê-lo.

8

Se apesar de tentar seguir estes conselhos e esforçar-se por superar seu medo de cães, você sente uma fobia paralisante quando qualquer cão se aproxima de você, e você acha que esta condição pode estar limitando a sua vida, talvez seja recomendável procurar um terapeuta. Um profissional poderá te ajudar a superar seu medo dos cães. Mas lembre-se de que não há fórmulas mágicas e que todo o trabalho depende de você e da sua vontade de deixar este temor de lado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar o medo de cachorros de forma simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se sente que seu medo é forte demais e que você não é capaz de superá-lo sozinho, então é conveniente procurar um especialista.

Escrever comentário

7 comentários
A sua avaliação:
rebecca cecilia
eu tenho 11 anos e morro de medo de cachorros n sei mais o que eu faço nao consigo chegar perto de um só eu moro em um lugar que a quantidade de cachorros e media mas no final do ano de 2016 irei para Recife (camaragibe) e lá a quantidade de cachorros e enorme como faço para superar esse medo se eu nao tenho coragem de encara-lo???????
Jurema Alves
Olá tenho uma filha de 4 anos e ela morre de medo de cachorro o cão pode estar do lado de dentro do cercado mas ela quase se mata pea sair de perto outro dia quase de derrubou porque viu um cachorro no portão tenho uma pinscher nas ela não chega perto Minha irmã tem um na casa dela cada vez que vamos lá ela tem que prender o coitado porque senão ela não saí do nosso colo não sei mais o que fazer.
erica
tenho medo muito grande de carrochorros e nao sei porque sempre que vou a casa de alguem pergunto se tem cachorro o que fazer pra supera
Suelen
Oi me chamo Suelen, na verdade eu não tenho medo de cachorros, eu tenho fobia do pelo, quando chega qualquer cachorro perto de mim, principalmente peludos eu começo a passar mal, fico com vontade de chorar, meu coração começa acelerar, eu tremo, transpiro muito, e fico com muita vontade de ir embora, quando eu vou na casa de alguémcom o meu namorado ou com minha familia eu sempre pergunto se tem cachorro. Eu tenho muita vontade de ter um cachorro peludo, tenho muita vontade de passar a ma, de fazer carinho. Mas poucas pessoas me entende quando tenho essa fobia. O que eu tenho que fazer pra mim conseguir passar a mão? Desde já obrigada ☺
Mary gabrielly
Olha eu tenho 9 anos no passado eu tava na igreja e o cachorro veio pra cima de mim e ate hoje tenho medo
Débora
Tenho muito medo de cachorro no geral, Minha mãe disse que tenho medo dede que eu era criança hoje sou adulta e ainda não superei esse mede. Tenho uma cadela misturada pit bull com outra raça desde q ela é rescem nascida ela esta com 7 anos agora mais ainda tenho medo, ela não rosna mas as vezes mostra os dentes falam q ela esta sorrindo, ai já paro de brinca com ela me dá um medo. As crianças de casa adoram ela brincam sobem em cima dela coloca a mão na boca ela não morde. O que faço?
Margarete Barbieiri Heinze
Não sabia que era cinofobia ter medo de cachorros, a materia esclarece sobre o assunto, agora espero obter exito dentro do consultório!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Margarete, muito obrigada pelo seu comentário :)

Voltar ao topo da página