Como tirar berne de cachorro

Como tirar berne de cachorro
Imagem: fotoswiki.org

A berne é um infecção causada por larvas de mosca varejeira. Esta infecção desenvolve-se no tecido subcutâneo dos animais, sendo mais comum em cães que vivem em ambientes rurais, cujo contato com insectos e moscas é maior. A larva de mosca penetra na pele e desenvolve-se e alimenta-se do tecido vivo do cão, respirando pelo buraco aberto. Para saber se seu cachorro tem berne, basta conferir na sua pele se encontra buracos altos e inflamados. Se encontrar esses buracos na pele do seu cachorro, continue lendo este artigo de umComo em que explicamos como tirar berne de cachorro.

Como tirar berne

Assim que você suspeitar de berne no seu cachorro, deverá levá-lo de imediato ao veterinário para que seja diagnosticado em que estágio se encontra o parasita. É muito importante que não dê nenhum remédio para seu cachorro sem indicação do veterinário ou tente tirar a berne em casa, pois pode piorar a situação.

Caso encontre buracos altos e inflamados na pele do seu cachorro, deverá levá-lo o quanto antes ao veterinário para evitar que ele comece coçando ou tentando tirar o berne da pele.

Após o diagnóstico, o veterinário deverá indicar um medicamento a utilizar para colocar no buraco da pele. Este remédio irá fazer com que o parasita não consiga respirar e acabe morrendo. Depois da berne morta, você deverá levar novamente o seu cachorro ao veterinário para que o parasita seja retirado.

O veterinário irá indicar-lhe quanto tempo deverá aplicar o medicamento, bem como após quanto tempo deverá voltar ao consultório. Durante o período em que estiver aplicando o medicamento, deverá certificar-se que se cachorro não lambe ou coça na zona.

Como evitar berne

Algumas medidas preventivas podem ser aplicadas para evitar a berne em cachorros. Limpar as fezes do seu cachorro várias vezes ao dia, limpar o local onde ele urina e não deixar a comida muito tempo exposta, são medidas que ajudam a manter as moscas afastadas.

A vida de uma mosca varejeira tem uma vida de no máximo 24 horas, então o que ela faz para se reproduzir é capturar outro inseto, normalmente outras moscas, e depositar os seus ovos nela. A mosca varejeira hospede assim a larva no corpo de outra mosca. Por isso, o seu cão pode correr o risco de ter berne mesmo que não hajam moscas varejeiras no local. Então, para manter as moscas afastadas o melhor é manter a grama baixa e manter sempre o local por onde anda o seu cachorro limpo.

Escovar o pelo do seu cachorro com alguma frequência, pelo menos duas vezes por semana, e dar-lhe banho quando for necessário também é fundamental para evitar que este parasita se aloje no seu cachorro. Verificar a pele do seu cachorro também é importante para detetar o quanto antes a presença de berne.

Colocar no seu cachorro uma coleira com repelentes também ajudará a proteger o seu animal de parasitas indesejados. Ao invés da coleira especial, também poderá recorrer à citronela para evitar que insectos pousem no pelo do seu cachorro. Para usar a citronela, basta espalhar pela pelagem do seu cachorro algumas gotas de essência de citronela. Mas atenção, use apenas a citronela se seu cachorro não for alérgico a ela.

Também existem medicamentos que além de controlarem a infestação de pulgas, impedem o desenvolvimento de berne sob a pele. Se estiver interessado em dar ao seu cachorro este tipo de medicamento, informe-se junto do veterinário.

Imagem: opopular.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar berne de cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Não dê nenhum remédio ao seu cachorro, sem indicação do veterinário.
  • Assim que detetar os buracos da berne na pele do seu cachorro, leve-o de imediato ao veterinário.
  • Para evitar este ou outro problema ou incômodo no seu cachorro, deverá levá-lo ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano.
  • A ocorrência de berne em cachorros é mais frequente nos dias mais quentes, no entanto pode ocorrer em qualquer época do ano.