Como tirar os nós do pelo de meu cachorro

Como tirar os nós do pelo de meu cachorro

Se você tem um cão como amigo de quatro patas, um dos cuidados fundamentais é escová-lo e tosá-lo para manter seu pelo em perfeito estado. É uma tarefa que, segundo o tipo de pelo do seu cão, deverá ser mais ou menos frequente, mas é sempre necessária. Se descuidar do pelo do seu cão, este acabará apresentando nós que causarão um verdadeiro suplício, tanto para o cão quanto para você. Por isso, em umComo.com.br, explicamos como tirar os nós dos pelo do seu cão.

Passos a seguir:
1

Se os nós do seu cão são consideráveis, será mais conveniente deitá-lo aos seus pés para que fique confortável e tente relaxar. Inclusive, se o cão for de porte pequeno, faça com que se deite em seu colo. Seja como for, coloque seu amigo peludo em uma superfície que seja prática e confortável para esta tarefa, procure uma posição que possibilite acariciar o seu cão e penteá-lo, para que se sinta o melhor possível. Se tiver alguém para o ajudar será ótimo. Essa pessoa pode lhe dar brinquedos enquanto você tenta pentear seu pelo.

2

Para começar a tirar os nós de seu cão, selecione áreas muito pequenas de pelo. O mais recomendável é começar pela região ao redor das orelhas, pois é a área mais desconfortável e incômoda de trabalhar. A forma mais apropriada de acabar com este problema é removendo poucos nós ao mesmo tempo. Se o fizer com suavidade, seu cão relaxará tanto que poderá até dormir.

3

Para pentear e tirar os nós do seu cão, use um pente de metal. Penteie os nós desde as pontas e, pouco a pouco, avance para o restante do pelo sem deixar de pegar o nó desde a raiz. Um bom conselho para tratar os nós, é separar os nós com os dedos, o que deve ser feito com muita suavidade para não causar dor.

A partir deste momento, será mais fácil penteá-lo, realizando a escovação de dentro para fora. As sessões de escovação e desembaraço podem ser trabalhosas, e talvez seja preciso dividi-las em várias fases, sendo que o processo deverá durar o tempo que o cão aguentar porque é algo que talvez o aborreça. É importante parar quando o animal estiver cansado, para que possa retomar em outro momento sem que seu cão se oponha.

Durante o tempo todo que passar sentado ou deitado para lhe tirar nós, dê-lhe uma boa recompensa por sua paciência e bom comportamento.

4

Se notar que os nós são impossíveis de tirar, e estão em uma área não visível, corte-os. Os nós também devem ser cortados em pequenas seções, procurando separá-los com os dedos. Tenha muito cuidado, use uma tesoura pontiaguda e passe-a através do nó e, posteriormente, corte o nó na direção do crescimento e sem encostar muito na pele do cão. Se cortar dessa forma, o resultado será excelente, apesar de não ser um corte profissional.

5

A melhor forma de prevenir a formação de nós é com a escovação diária como uma rotina. Inclusive, pode ser adotado este hábito quando o levar para passear ou na volta do passeio. Insista em determinadas áreas mais propensas a enrolar, como orelhas, cauda, e axilas. Se adotar o penteado como um hábito, o seu cão o verá como algo relaxante e agradável. Isso evitará futuros nós e manterá o pelo de seu cão em perfeito estado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar os nós do pelo de meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.