menu
Partilhar

Como tirar os nós do pelo do meu gato

Como tirar os nós do pelo do meu gato
Imagem: petsforlife.com.sg

Os gatos limpam-se a eles próprios e, normalmente, não nos precisamos de preocupar nem com a sua higiene nem de os escovarmos. No entanto, às vezes, porque se descuidaram ou porque o pelo ficou desidratado, formam-se nós que dão um mau aspeto e inclusive o impedem de se limpar de forma correta com a sua língua. Para o ajudar no cuidado do seu felino, em umComo.com.br damos-lhe resposta à pergunta de como tirar os nós do pelo do seu gato.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do pelo do meu gato
Passos a seguir:
1

Se o gato é de pelo comprido, é muito importante que ajudemos o nosso felino penteando-o todos os dias. Devemos dedicar a esta tarefa uns cinco minutos e temos de o fazer bem, ou seja, penteando o pelo desde o seu nascimento, de outro modo, os nós poderiam voltar a formar-se. Devemos de utilizar um pente de pontas metálicas.

2

Pelo contrário, se o gato tem o pelo curto não tem de usar o pente todos os dias para evitar que se formem nós, bastará fazê-lo dois ou três dias por semana. Neste caso, deve de utilizar um pente de pontas de borracha, para não magoar o seu animal de estimação na pele.

3

Se de qualquer forma se criaram nós no pelo do nosso gato, devemos tentar desfazê-los com os nossos dedos. Temos de ter alguma paciência mas, se passados dois minutos, não conseguirmos atingir o nosso objetivo, teremos de cortar o com uma tesoura de pontas redondas, para evitar de magoar o felino.

4

Se costumamos dar banho ao nosso gato, uma forma de evitar que se formem nós é usar um condicionador depois do xampu. Assim, o pelo estará mais suave e será mais difícil de se criarem nós. Consulte o nosso artigo sobre como dar banho ao meu gato em casa para saber mais sobre o assunto.

5

Se quiser verificar que o pelo do seu gato está livre de nós, indicamos-lhe as zonas mais habituais em que se formam nós:

  • Axilas.
  • Parte de trás das orelhas.
  • Parte de trás das coxas.
6

É importante que habitue o seu gato desde pequeno a ser escovado. Neste artigo explicamos-lhe como escovar o pelo do seu gato. A formação de nós de forma generalizada pode obrigar a que rapemos por completo o gato, algo que deverá ser o veterinário a fazer e que, por vezes, requer que o gato seja ligeiramente ligeiramente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar os nós do pelo do meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Monica M. Ferreira
As respostas ecinformacoes acima foram objetivas e específicas, onde se forma o no, como desmanchar, a escovação diária. Achei todas importantes.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Monica, muito obrigada valeu :) Continue nos acompanhando!

Como tirar os nós do pelo do meu gato
Imagem: petsforlife.com.sg
Como tirar os nós do pelo do meu gato

Voltar ao topo da página