Partilhar

Como tirar os nós do pelo do meu gato

Como tirar os nós do pelo do meu gato
Imagem: petsforlife.com.sg

Os gatos limpam-se a eles próprios e, normalmente, não nos precisamos de preocupar nem com a sua higiene nem de os escovarmos. No entanto, às vezes, porque se descuidaram ou porque o pelo ficou desidratado, formam-se nós que dão um mau aspeto e inclusive o impedem de se limpar de forma correta com a sua língua. Para o ajudar no cuidado do seu felino, em umComo.com.br damos-lhe resposta à pergunta de como tirar os nós do pelo do seu gato.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do pelo do meu gato
Passos a seguir:
1

Se o gato é de pelo comprido, é muito importante que ajudemos o nosso felino penteando-o todos os dias. Devemos dedicar a esta tarefa uns cinco minutos e temos de o fazer bem, ou seja, penteando o pelo desde o seu nascimento, de outro modo, os nós poderiam voltar a formar-se. Devemos de utilizar um pente de pontas metálicas.

2

Pelo contrário, se o gato tem o pelo curto não tem de usar o pente todos os dias para evitar que se formem nós, bastará fazê-lo dois ou três dias por semana. Neste caso, deve de utilizar um pente de pontas de borracha, para não magoar o seu animal de estimação na pele.

3

Se de qualquer forma se criaram nós no pelo do nosso gato, devemos tentar desfazê-los com os nossos dedos. Temos de ter alguma paciência mas, se passados dois minutos, não conseguirmos atingir o nosso objetivo, teremos de cortar o com uma tesoura de pontas redondas, para evitar de magoar o felino.

4

Se costumamos dar banho ao nosso gato, uma forma de evitar que se formem nós é usar um condicionador depois do xampu. Assim, o pelo estará mais suave e será mais difícil de se criarem nós. Consulte o nosso artigo sobre como dar banho ao meu gato em casa para saber mais sobre o assunto.

5

Se quiser verificar que o pelo do seu gato está livre de nós, indicamos-lhe as zonas mais habituais em que se formam nós:

  • Axilas.
  • Parte de trás das orelhas.
  • Parte de trás das coxas.
6

É importante que habitue o seu gato desde pequeno a ser escovado. Neste artigo explicamos-lhe como escovar o pelo do seu gato. A formação de nós de forma generalizada pode obrigar a que rapemos por completo o gato, algo que deverá ser o veterinário a fazer e que, por vezes, requer que o gato seja ligeiramente ligeiramente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar os nós do pelo do meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como tirar os nós do pelo do meu gato

1 comentário
Monica M. Ferreira
As respostas ecinformacoes acima foram objetivas e específicas, onde se forma o no, como desmanchar, a escovação diária. Achei todas importantes.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Monica, muito obrigada valeu :) Continue nos acompanhando!

Como tirar os nós do pelo do meu gato
Imagem: petsforlife.com.sg
Como tirar os nós do pelo do meu gato

Voltar ao topo da página