Como tosar seu cachorro em casa

Como tosar seu cachorro em casa

Levar o seu cachorro ao pet shop para o banho e tosa é algo que pode ficar um pouco dispendioso. Por isso, para economizar na sua carteira e evitar todo o estresse no animal por ser tratado por pessoas desconhecidas, é bom se informar sobre este assunto para conseguir dar banho e tosar seu pet em casa. Você pode tosar o seu pet por vários motivos, pode ser por uma questão de higiene do animal, para o aliviar durante as altas temperaturas do verão ou simplesmente porque gosta de ver o seu cachorro assim. Mas antes de se iniciar nesta atividade, você deve saber que dependendo da raça o procedimento pode variar, assim como também deve conhecer quais as partes do corpo que devem ser aparadas e que instrumentos deve utilizar. Para esclarecer todas as suas dúvidas, neste artigo do umCOMO vamos explicar para você como tosar seu cachorro em casa.

Dar banho no cachorro

Antes de tosar o seu cachorro, você deve preparar o seu pelo dando-lhe um bom banho. Deve escovar e desembaraçar toda a pelagem do cão antes do banho. O banho deve ser dado com água morna e com xampus específicos para cães, nunca devendo utilizar xampus de uso humano. Deve se manter calmo a todo o momento e acariciar o cachorro durante o banho, de maneira a que ele se sinta, isto é especialmente importante se o seu cachorro não gostar de banhos.

É importante referir que a frequência do banho pode não ser a mesma da frequência da tosa. A frequência do banho num cachorro vai depender do comprimento do seu pelo e de quão sujo está, lembrando que o ideal é nunca dar banhos em excesso ao seu pet pois isso pode ser prejudicial para a sua pele. No caso de cachorros de pelo comprido, a indicação é dar um banho a cada 4 semanas. Em cachorros de pelo médio, o recomendado é que o banho seja dado a cada 4 a 6 semanas. E em cachorros de pelo curto, o indicado é dar um banho a cada 6 a 8 semanas.

Materiais necessários para a tosa

Para tosar o seu cachorro em casa vai precisar de alguns materiais, que vão depender do tipo e comprimento da pelagem do seu cachorro. Sendo assim, de seguida vamos explicar para você os materiais necessários para tosar seu cachorro, explicando para que tipo e comprimento de pelo eles são indicados:

  • Rasqueadeira: serve para retirar pelos mortos e é indicada para cachorros de pelo comprido, áspero, liso, crespo e duro.
  • Luva de borracha: serve para retirar os pelos mortos de cachorros de pelo curto, liso e sem camadas.
  • Escova Pawise Pin: esta escova tem uma dupla função, desembaraçar os pelos e retirar os pelos mortos. Este tipo de escova é indicado para cachorros de pelo comprido, macio, liso, áspero e crespo.
  • Luva de arame: indicada para cachorros com camadas de pelo, como a raça Basset Hound.
  • Escova de cerdas naturais: indicada para cachorros que apresentem um pelo sensível.

Tesoura e máquina

O uso de uma ferramenta ou outra vai depender do tipo de pelo do seu cachorro. Sendo assim, o uso da tesoura é indicado para tirar excessos, corrigir pequenos erros feitos com a máquina e realizar os ajustes necessários em regiões onde pretenda manter a densidade do pelo. Enquanto que, a máquina deve ser utilizada em cachorros que apresentem mais densidade de pelo. No entanto, após usar a máquina pode ser necessário utilizar a tesoura para dar os acabamentos finais. É importante que a máquina seja utilizada com a lâmina certa para o tamanho que pretende deixar o pelo. Quanto à tesoura, deve utilizar de preferência uma tesoura de pontas redondas.

No entanto, o uso da tesoura é preferível ao invés da máquina. Isto porque com a máquina você raspa o subpelo, a camada de pelo morto e a de pelo jovem, o que com o tempo pode enfraquecer a pelagem do animal. Por isso é preferível utilizar a tesoura na maioria das vezes.

Dicas para tosar seu cachorro

Se não deu banho ao seu cachorro por ainda não ser necessário, garanta que o pelo está bem seco para facilitar todo o processo de tosa. Comece por pentear e escovar o seu pet para desembaraçar bem todo o seu pelo. Remova todo o pelo morto e possíveis nós. Aproveite este momento para conferir se no pelo do animal existem pulgas, carrapatos ou feridas na pele. Caso o seu cachorro apresente feridas na pele, então o melhor é não iniciar o processo de tosa sem antes saber do que se tratam e estarem devidamente curadas.

Se o seu cachorro tem muito pelo, então o ideal é cortar com a tesoura as partes que tenham mais pelo. Antes de passar a máquina ligada no pelo do animal, passe-a desligada para o seu cachorro se ir habituando a ela e ganhar confiança. É importante escolher um momento do dia em que o seu cachorro esteja calmo e não agitado, podendo ser útil exercitá-lo ou levá-lo a passear antes da tosa. Se vir que o seu pet fica muito estressado e agitado com a máquina, então o melhor será passar apenas a escova ou pente e a tesoura para tosar seu cachorro.

Para tosar o seu cachorro deve utilizar a máquina sempre no sentido da pelagem. Use a máquina nas partes com mais pelo e a tesoura nas partes mais delicadas. Nas regiões mais sensíveis como o rosto, barriga e patas dianteiras deve ir bem devagar e utilizar uma tesoura de pontas redondas. Para tosar estas partes do seu cachorro talvez seja útil contar com a ajuda de outra pessoa para segurar no pet, enquanto você corta o seu pelo.

Para além disso, não se deve esquecer de tosar os genitais e o ânus do seu cachorro. Na tosa higiênica de cachorros machos deve deixar o pelo da barriga bem curto para evitar que fique pingando xixi pela casa sempre que o seu cachorro fizer necessidades. Para esta tosa deve utilizar a máquina com a lâmina certa e deve ter muito cuidado para não machucar seu pet.

No final de cortar o pelo do seu cachorro, não se esqueça de o acariciar, dar um biscoito de cão ou o seu brinquedo como recompensa pelo seu bom comportamento. Lembre-se que ao tosar o seu cachorro em casa, estará poupando-o do estresse de levá-lo ao pet shop e ser tosado por pessoas estranhas para ele.

Quantas vezes deve tosar o seu cachorro

A frequência da tosa vai depender da textura e comprimento do pelo do seu cachorro, para além do estilo que você desejar adotar. Normalmente a indicação para cachorros de pelo comprido é tosar a cada quinze dias. Para cachorros com pelo crespo ou curto, pode realizar a tosa uma vez por mês.

Tosa em diferentes raças

A forma de cortar o pelo do seu cachorro também pode variar dependendo da sua raça. Para que o resultado final da tosa seja positivo, confira de seguida algumas recomendações de tosa consoante a raça do cachorro:

Poodle

Para tosar um Poodle tem de escolher o estilo que quer adotar, pois as são várias as possibilidades. As regiões que devem ser tosadas são as patas, a cauda (apenas antes do pompom) e as coxas. Depois deve acertar o pelo em outras partes com a tesoura. O comprimento do pelo no início das patas, ponta da causa e cabeça deve ser mantido. Saiba mais sobre como tosar um Poodle entrando neste outro artigo.

Cocker Spaniel

Esta é uma das raças de cachorro mais difíceis de tosar, devendo retirar a maior parte do pelo com a tesoura.

Terrier Escocês

Nesta raça não se deve cortar os pelos das patas e a região do peito deve ficar em forma de triângulo. Para o restante corpo do animal é indicado o uso da lâmina 5 ou 7.

Fox terrier

Nesta raça a região dos olhos e focinho não deve ser tosada. Para cortar o pelo do corpo, cauda, cabeça e orelhas recomenda-se o uso de uma lâmina 7 ou 10.

Se tiver um Shih Tzu como amigo de quatro patas, neste outro artigo explicamos-lhe como tosar um Shih Tzu.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tosar seu cachorro em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.