Como tratar a dermatite em gatos

Como tratar a dermatite em gatos

A dermatite miliar também conhecida como eczema é uma das doenças de pele mais comuns nos felinos. Caracteriza-se por uma reação de pele perante alergias, infecções e inclusive inflamações. É uma das causas principais da perda de pelo nos gatos. Por isso, trazemos para você alguns conselhos para combater esta incômoda doença no seu gato. Em umComo.com.br vamos contar para você como tratar a dermatite em gatos.

Passos a seguir:
1

Existem componentes alérgenos como o pólen, as plantas, os desinfetantes e os desodorantes que podem criar problemas cutâneos nos gatos e, inclusive também pode ser o caso, de intolerâncias alimentares. A dermatite pode ocorrer como consequência direta do contato direto, a ingestão ou a inalação.

Os sintomas mais frequentes são vermelhidão, erupções e inflamação. Muitas vezes a dermatite pode causar uma sensação de prurido muito desconfortável para o seu gato e pode ser que não pare de querer se coçar e se lamber.

2

O mais importante é tratar de encontrar a causa que provoca esta inflamação, prestando muita atenção para ver se os sintomas se intensificam. Observe os seus hábitos e qualquer possível componente alérgeno com o qual tenha entrado em contato. Além de observar a sua evolução e costumes, alimente o seu gato com ração de alta qualidade, fresca, e sem corantes artificiais, conservantes ou qualquer componente tóxico que possa danificar as defesas do seu gato.

3

Se o seu felino tiver eczema, o mais normal é que o seu veterinário faça um tratamento com algum medicamento anti-inflamatório para acalmar a inflamação e a dor. Também será fundamental evitar que se coce ou lamba na área afetada porque, assim, piorará o seu estado.

Pode colocar um colar isabelino para que, assim, não atinja a área com eczema e também pode colocar uma capa de silicone nas unhas de seu felino, assim evitará que se coce, se machuque mais, contamine o resto da pele saudável e atrase a sua cura.

4

A causa mais frequente que provoca dermatite é a mordida da pulga. Por isso, é muito importante observar constantemente o estado da pele do seu gato para ver a sua evolução. Terá que se certificar de prevenir novos aparecimentos do parasita, para evitar esta e outras doenças alérgicas que podem surgir.

É muito recomendável que trate a pele do seu gato com cremes e remédios naturais para aliviar os incômodos da dermatite a nível superficial. Ainda que o eczema felino não seja mortal, se não for tratado a tempo pode produzir complicações graves.

5

Será necessário, além de limpar profundamente todo o ambiente onde o seu gato passar, limpar a sua pele profundamente. Pode lavar o seu corpo com infusões naturais feitas com camomila, malva ou calêndula, pois têm propriedades calmantes, refrescantes e antibacterianas que darão um grande alívio ao seu gato e favorecerão a cura das lesões. Também poderia incorporar equinácea à dieta do seu felino, já que serve para aumentar as suas defesas, incluindo óleo de girassol na sua alimentação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dermatite em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.