Como tratar a hepatite canina

Como tratar a hepatite canina

O seu cão tem hepatite? Então continue lendo este artigo porque vamos contar como deve tratar do seu pet se sofre desta doença. A hepatite viral canina é uma doença muito contagiosa e que pode ser mortal. É causada pelo adenovírus canino tipo I. Afeta sobretudo cães com menos de 1 ano e os seus sintomas incluem perda de peso, febre, secreções oculares e nasais, conjuntivite e vômitos, entre outros. Em umComo.com.br contamos para você como tratar a hepatite canina.

Passos a seguir:
1

A hepatite viral ou CAV-1 não se trata diretamente. O tratamento é direcionado para aliviar os efeitos negativos sobre o organismo do cão, ou seja, para tentar que os danos sejam mínimos. Temos de ter em conta que muitas vezes apesar de fazer todo o possível, um cão que contrai hepatite pode não sobreviver aos seus efeitos.

O veterinário costuma diagnosticar esta doença depois de uma exploração completa e abrangente que inclui exame de urina e de sangue. Para confirmar a presença desta doença também se costuma isolar o vírus partindo do rim, do fígado e da câmera anterior do olho através de imunofluorescência. Uma vez vistos os resultados, o veterinário determinará a forma de tratar a doença.

2

O tratamento para a hepatite mais regular consta de medicamentos antibióticos para manter controladas as infecções bacterianas secundárias, também serão necessários remédios para os diferentes sintomas que o cão tiver apresentado como os vômitos, a insuficiência hepática, a diarreia, ou os problemas de coagulação sanguínea.

Uma das recomendações se o seu cão sofre de hepatite será trocar a dieta por uma especial para cachorros com insuficiência hepática. Para que a troca de comida não seja muito brusca, pode introduzir a nova comida misturando com a antiga e aos poucos ir substituindo. Em umComo explicamos-lhe o que um cão com hepatite pode comer.

3

Para tratar o seu cão com hepatite terá que seguir outras regras. É importante que o seu pet esteja em repouso e não realize nenhum tipo de esforço físico. Muitas vezes, quando se nota que o cão melhora levemente tenta-se que recupere a sua rotina e comece a passear como antes e isso não é recomendável. Enquanto estiver sendo tratado, é melhor seguir uma vida muito tranquila.

Para aliviar todas os desconfortos musculares e todo o tipo de dores, recomenda-se tomar anti-inflamatórios sob supervisão médica. Por o seu pet estar doente, o fígado eliminará aos poucos do seu organismo alguns dos medicamentos administrados, por isso é possível que seja necessário diminuir as doses ou aumentar o intervalo entre remédios.

4

A prevenção baseia-se na vacinação. A hepatite viral canina pode ser prevenida graças à primeira vacinação dos filhotes e, também, pelas doses de reforço feitas anualmente.

Segundo a situação particular do seu cão, o veterinário escolherá o protocolo mais adequado para as suas necessidades. Ter a carteira de vacinação em dia é um requisito obrigatório para ir às exposições e aos canis.

5

Uma vez que o seu cão tenha sido diagnosticado, tem que evitar que esteja com outros, permanecendo isolado de outros animais sensíveis ao contágio. É fundamental tomar medidas de higiene como, por exemplo, limpar toda a casa com desinfetantes e a roupa que esteve em contato com o cão deverá ser trocada imediatamente. Se, além disso, há animais na família que não foram vacinados, é recomendável colocá-los em quarentena.

Ainda que a melhor forma de prevenção seja sempre a vacinação. A hepatite viral canina é uma das primeiras vacinas dos filhotes junto com a de cinomose e a leptospirose e costuma ter, ainda, uma dose de reforço anual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a hepatite canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.