Como tratar a insuficiência renal em gatos

Como tratar a insuficiência renal em gatos

Os rins são os órgãos responsáveis por filtrar o sangue e produzir urina, através da qual são eliminados numerosos resíduos do metabolismo do animal. Quando não são capazes de fazer adequadamente sua função, estamos perante uma insuficiência renal, também chamada de falha renal.

Em outro artigo publicado pela umComo.com.br explicamos como saber se um gato tem insuficiência renal, e explicamos os tipos que eles podem ter em função da sua duração (aguda ou crônica) e do lugar do sistema urinário onde se origina a falha (renal, pré-renal ou pós-renal); neste artigo, vamos explicar-lhe como tratar a insuficiência renal em gatos.

Corrigir as alterações

Antes de lidar com o tratamento de qualquer doença, é necessário avaliar o estado geral de saúde do animal e estabilizá-lo caso apresente alterações que possam colocar sua vida em risco.

Além de anorexia, os gatos com insuficiência renal costumam apresentar desequilíbrios eletrolíticos que seu veterinário pode detectar através de um exame, corrigindo o problema da forma adequada.

Corrigir a causa do problema

O primeiro objetivo do tratamento é acabar com a causa que está provocando a falha renal em seu gato. As mais frequentes costumam ser obstruções por cálculos, infecções, alguns tóxicos como metais pesados ou o etilenoglicol, doenças no fígado, infecções no útero, hipotensão e hipertiroidismo.

Também existem doenças com um componente genético associado que podem afetar os rins, sendo mais comuns nas raças Persa, Siamês, Abissínio, Birmanês, Maine Coon e Azul Russo.

Fluidoterapia

A fluidoterapia é a administração de fluídos ("soro") ao animal, geralmente por via intravenosa, para tratar ou prevenir a desidratação, além de corrigir alterações eletrolíticas.

Apesar de, algumas vezes, os gatos com insuficiência renal apresentarem poliuria, isto é, que urinam mais vezes do que o normal, em outros casos ocorre o contrário, urinam pouco (oliguria) ou nada (anuria).

Como dissemos, a produção de urina é necessária para eliminar resíduos, se não é conseguida só com a administração de fluídos, pode-se recorrer ao uso de diuréticos, como a furosemida ou o manitol.

Diálise

Se inclusive os diuréticos fracassaram e o gato continua sem produzir urina, ou em casos muito avançados onde os rins são totalmente incapazes de funcionar, pode-se optar pela hemodiálise (filtrar o sangue com um aparelho) ou pela diálise peritoneal, que consiste em administrar fluídos por uma sonda colocada no abdômen e utilizar o peritôneo (uma membrana interna do animal que envolve os órgãos) como filtro.

Em gatos, a diálise é um pouco mais complexa e bem mais cara do que em humanos, portanto em muitos casos como este, costuma-se recorrer à eutanásia.

Dieta específica

É a base do tratamento, principalmente a longo prazo. Existem alimentos específicos para gatos com problemas nos rins, que podem ser comprados em centros veterinários.

Estes alimentos estão disponíveis tanto em forma úmida (lata) como seca (ração), e contêm substâncias capazes de regular o pH da urina, favorecendo a função renal e dificultando a formação de cálculos. Também possuem baixo teor de fósforo, minimizando os danos sofridos pelos rins e compostos que o protegem, como antioxidantes e ácidos graxos ômega 3.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a insuficiência renal em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Recomendamos que leve seu gato ao veterinário pelo menos duas vezes por ano para uma revisão.