Como tratar a otite em gatos

Como tratar a otite em gatos

Os gatos são animais com mais chances de sofrer de otite ou de outras infecções no ouvido, seja devido a um contágio de bactérias como por corpos estranhos. Mas porquê? Os ouvidos dos gatos são muito complexos e isso faz com que alguns parasitas ou inclusive o cerume possa ficar preso no seu interior e, esta acumulação, pode produzir diferentes infecções. A otite felina ocorre quando se inflama o epitélio que cobre o conduto auditivo e, no momento em que detectamos os sintomas, é muito importante levá-lo a um veterinário para que faça o tratamento necessário. Neste artigo de umComo vamos explicar para você como tratar a otite em gato para que saiba qual é o procedimento habitual.

Passos a seguir:
1

São muitas as causas que podem fazer com que o seu gato tenha otite. A mais comum costuma ser a presença de ácaros, parasitas que podem ser prevenidos com a aplicação de pipetas ou gotas que costumam ser administradas no lombo do animal.

Mas também é frequente que o gato tenha otite por causa de alguns corpos estranhos no seu interior como mato, pedaços de tecido, comida, etc. Se este for o motivo, será necessário que um veterinário extraia o objeto.

Você também pode saber se um gato está com otite porque apresenta uma série de sintomas que podem colocar em evidência este problema, como os seguintes:

  • Se perceber que o seu animal sacode fortemente a cabeça de um lado para o outro, pode ser que esteja incomodado com algo no seu ouvido.
  • As coceiras insistentes e frequentes na zona dos ouvidos também podem ser um sintoma da otite.
  • Este problema também pode produzir algum líquido de cor amarelada ou escura, assim como fazer com que os ouvidos estejam inflamados ou vermelhos.
  • A otite também pode provocar um cheiro forte.

No caso de detectar algum destes sintomas é essencial que vá ao veterinário para examinar o animal e determinar qual é o melhor tratamento a seguir.

2

Para tratar a otite em gatos existem diferentes opções que o veterinário terá que avaliar: desde a extração do pelo, a limpeza do ouvido ou, dependendo do problema, pode ser inclusive necessária uma intervenção cirúrgica. É por este motivo que é imprescindível que vá ao centro veterinário para que lhe indiquem o método a seguir:

O mais habitual, no entanto, é que se proceda a uma limpeza auditiva que tem como objetivo:

  • Eliminar o agente que está provocando a otite.
  • Eliminar as bactérias e os ácidos graxos que inflamam a zona.
  • Analisar de forma profunda o estado do conduto auditivo externo e também do tímpano.
  • Conseguir introduzir manualmente o medicamento tópico para que impregne todas as partes do conduto auditivo.

Antes da limpeza, se o estado do gato for muito grave e ele apresentar muitas dores, é possível que se faça previamente um tratamento anti-inflamatório para diminuir as dores.

No caso da infecção estar muito avançada, é provável que o veterinário, em vez de aplicar diretamente o medicamento no ouvido, comece com água ou uma solução salina para poder ver o estado do tímpano e avaliar se pode ou não usar os produtos de limpeza tópicos.

3

Lembre-se que é imprescindível consultar um especialista assim que perceber que seu gato possa estar com otite, porque uma detecção prematura consegue livrar o animal de uma dor intensa, assim como da perda da audição.

Muitas pessoas acham que só de ir até à farmácia e comprar algumas gotas para a otite já conseguirão reduzir a infecção do animal, mas isso é contraproducente porque existem infecções que, se não forem tratadas corretamente, podem produzir outro tipo de complicações e piorar o estado de saúde do animal. Por isso, vá sempre a um veterinário.

4

Também não deve interromper o tratamento assim que o gato parecer estar melhor, porque a infecção deve ser eliminada por completo e, para isso, será necessário prolongar o tratamento durante uma semana depois do gato já estar melhor.

5

Com certeza que já ouviu falar de tratamentos para a otite que requerem o uso de comprimidos ou de injeções. Em umComo queremos explicar que este tipo de tratamento se receita quando o animal, além das dores próprias do ouvido, apresenta outros sintomas derivados da doença como, por exemplo, febre, anorexia ou perfuração do tímpano. Nestes casos, é normal que o tratamento seja mais intensivo.

Caso nenhum dos tratamentos anteriores tenha resultado, é possível que o veterinário indique que o melhor a fazer é uma intervenção cirúrgica para restabelecer a saúde do animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a otite em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.