Como tratar a piometra canina

Como tratar a piometra canina
Imagem: animalmascota.com

A piometra canina costuma aparecer em cadelas de idade avançada ou fêmeas jovens que receberam algum tratamento anticoncepcional ou têm um cio irregular. É uma das doenças mais graves porque se não for tratada a tempo pode chegar a ser mortal. Depois de identificados os sintomas, deverá ir rapidamente ao veterinário para diagnosticar a doença e fazer o tratamento adequado o quanto antes. Se sua cadela ultimamente está triste ou solta pus pela vagina pode ser que ela tenha esta doença. Neste artigo de umComo.com.br mostramos a você como tratar a piometra canina e como prevenir esta doença.

Como é diagnosticada a piometra canina?

Se você detectar algum dos sintomas da piometra em sua cadela, vá rapidamente ao veterinário. Quando estiver lá, será feita uma série de exames para diagnosticar a doença. Normalmente, o diagnóstico clínico baseia-se na revisão completa da cadela e análise da secreção vaginal nos casos de piometra de colo aberto, e a realização de testes e exames para obter um diagnóstico definitivo. Assim, o veterinário deverá fazer uma radiografia do abdômen de sua cadela para observar se existe uma massa homogênea provocada pela infecção ou não. Pode ser que as imagens deste exame não sejam totalmente claras e requeiram uma ecografia.

Além de radiografia e ecografia, o veterinário fará uma hematologia para medir o número de leucócitos e averiguar se aumentaram, já que seu aumento é uma das consequências da piometra canina.

Se o estado da piometra for avançado e o veterinário achar que possa ter afetado outras partes do corpo de sua cadela, ou inclusive derivar em outras doenças, a análise e diagnóstico serão mais complexos e serão feitos outros tipos de testes que permitam analisar e avaliar a ureia e a creatinina, a existência de tumores vaginais, nível de glucose, etc.

Tratamento para a piometra canina

Após detectar a doença, o tratamento mais comum usado para curar a piometra canina é o cirúrgico. Este tratamento cirúrgico consiste em retirar os ovários e o útero. Com esta operação, sua cadela não poderá engravidar. No entanto, este não é o único tratamento. Em função da idade da cadela, a gravidade da doença e a vontade do dono de ter uma cadela que possa se reproduzir, podem ser usados outros métodos de cura e evitar a cirurgia.

As alternativas à cirurgia são: a lavagem cirúrgica do útero (sem extirpação) ou o tratamento antibiótico. Nos últimos anos foi testado um novo tratamento baseado na aplicação de prostaglandina (PG) F2 sintética, que tem dado bons resultados. O inconveniente que apresenta este tratamento é que, durante as primeiras aplicações, produzem-se efeitos colaterais nas cadelas, como vômitos ou mal-estar abdominal. Não obstante, este tratamento não pode ser aplicado em todas as cadelas com a doença. Os casos de piometra de colo fechado apresentam algumas limitações, e em estados muito graves da doença devem ser tratados mediante cirurgia. O tratamento de PG é lento e os primeiros resultados devem ser observados após 48h desde a primeira aplicação, por isso não é um tratamento adequado para as cadelas em estado grave.

Em função do caso de piometra canina e de seu estado, o veterinário escolherá por um tratamento ou outro, jamais trate sua cadela por sua conta.

Como prevenir a piometra canina

A piometra canina pode ser evitada tendo em conta algumas considerações. A primeira delas é eliminar os tratamentos anticoncepcionais ou usá-los em casos pontuais, já que os efeitos colaterais produzidos em sua cadela podem inclusive acabar com a sua vida. Outra forma de prevenir a piometra é realizar controles exaustivos do sistema reprodutor do seu animal, realizados pelo veterinário, no momento pós-parto.

Se sua fêmea tem gravidez psicológica com muita frequência, vá imediatamente ao veterinário para fazer uma revisão completa, pois ela pode estar com piometra canina. E como última opção, o método de prevenção mais eficaz é operar sua cadela para que não possa ter filhotes, já que sem órgão reprodutor é impossível que tenha piometra. No entanto, consulte seu veterinário para saber o que é mais indicado para sua cadela e tomar a decisão correta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a piometra canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.