Como tratar a seborreia canina

Como tratar a seborreia canina
Imagem: folhasadina.com

O tratamento de problemas associados à pelagem dos cães costuma exigir bastante atenção dos seus cuidadores. Por isso, o umComo.com.br ensina o que é e como tratar a seborreia canina para manter os cachorros longe dessa doença.

O que é a seborreia canina

Também chamada de dermatite seborreica, a seborreia canina é uma doença de pele que se caracteriza por desordens que causam mudanças na produção de queratina e sebo nos cães. Embora esse problema não seja uma doença das glândulas sebáceas, tampouco relativa ao crescimento de excreção de sebo, esses quadros costumam ser pré-requisitos para o desenvolvimento da dermatite seborreica nos cachorros.

A doença afeta, em geral, as regiões do corpo dos cães onde há alta concentração de glândulas sebáceas. Alguns exemplos são na face, axilas, abdômen, patas e espaços interdigitais (tecidos que unem os dedos de alguns animais), pescoço, canal auditivo externo, dobras cutâneas, áreas intertriginosas e na região genital, períneo e do ânus. A seborreia em cachorros pode ser do tipo oleosa, seca ou mista, além de classificar-se como primária ou secundária.

Quanto às causas do problema, pode ser devido ao uso de medicamentos, ter fundo endócrino ou problemas com a alimentação. Esse último motivo citado desencadeia-se devido ao excesso ou deficiência de zinco, vitamina A, proteína, gordura ou por causa de problemas no metabolismo. Quando a doença é secundária pode ter como origem outros problemas entre eles, sensibilidade a produtos, tempo muito seco, dermatites, alergia a picada de pulgas e carrapatos, bem como alergias hereditárias e doenças hormonais, como o hipotireoidismo, entre outras.

Imagem: vashipitomcy.ru

Tratamento para seborreia canina

Existem raças com maior predisposição a desenvolver a doença, como é o caso do Cocker Inglês, Teckel, Beagle, Labrador Retriever, Pastor Alemão, Pinscher e Spaniel. Para saber como tratar a seborreia canina é preciso, primeiro, que o problema seja diagnosticado por um veterinário. Os sinais que ajudam a sua identificar a presença da doença são escamas finas, soltas e secas entre os pelos do dorso, ressecamento da pele ou excesso de oleosidade, caspa, pelagem opaca, forte queda de pelos e coceira. Para alguns dos sintomas é preciso realizar biópsia de pele.

Tratar a seborreia canina quando for primária consiste em controlar o problema, sendo que não existe cura definitiva. Já se for secundária, os sinais do problema desaparecem quando é resolvida a doença que a desencadeou. Para tanto, se faz uso normalmente de medicações orais e tópicas, além de xampus específicos, os quais vão depender dos sintomas que o cachorro apresentar. Com os cuidados indicados, consegue-se eliminar as caspas e crostas, bem como os ácaros, bactérias e fungos que estiverem provocando a dermatite.

A alimentação adequada também é um dos fatores que ajuda em muito a manter a saúde do pelo do cão. Além disso, o tratamento da seborreia em cachorros pode ser demorado e, por isso, o cuidador deve ter paciência, já que deverá banhar o animal com mais frequência, entre outros cuidados. É importante ainda que o cuidador siga as demais recomendações do veterinário, o qual deve acompanhar a melhora do problema.

Imagem: fotosefotos.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a seborreia canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.