Partilhar

Como tratar artrose canina

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar artrose canina
Imagem: dogurbano.com.br

Embora seja mais comum em cães velhinhos, por uma série de motivos, o problema que acomete as articulações pode afligir animais de qualquer idade, portes e raças. Saiba como tratar artrose canina com as informações que o umComo.com.br separou sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como tratar um cachorro com artrose

Causas e sintomas da artrose em cães

Também chamada de osteoartrite crônica ou artropatia, a artrose canina é uma doença degenerativa e crônica, que afeta a cartilagem que protege as articulações e ossos dos cachorros, destruindo-as. Embora os cães idosos sejam mais propícios a desenvolver o problema, a doença pode afetar animais de qualquer idade. Também ocorre em cães de portes e raças diferentes. Além da degeneração da cartilagem articular, a artrose é caracterizada por uma proliferação óssea anormal na superfície da articulação.

Quanto às causas, elas são desconhecidas, mas existem fatores de risco que aumentam as chances do problema aparecer. Entre eles, está o sedentarismo, obesidade, instabilidade e distribuição de peso irregular, além de lesões articulares, malformação e idade avançada. A questão é que em todas essas situações podem ocorrer traumatismos que a cartilagem articular pode não suportar. Já para que o tratamento surtir maiores efeitos é importante que ele inicie assim que os primeiros sinais da doença forem observados no animal, o que é possível ao estar atento à saúde do seu melhor amigo.

Os sintomas mais comuns são quando o cachorro começa a mancar, inclusive, nos dias frios, corre com as patas traseiras juntas ou mesmo quando não tem muita vontade de caminhar, saltar, sentar, subir escadas e até mesmo brincar. O cão também pode dormir mais do que o normal e ter outras mudanças comportamentais, além de sentir dor e as suas articulações parecerem rígidas.

Como tratar artrose canina - Causas e sintomas da artrose em cães
Imagem: royalcanindobrasil.com.br

Tratamento para artrose canina

Para começar a tratar artrose canina é preciso levar o cachorro a um veterinário que vai diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Embora a doença não tenha cura, o tratamento adequado vai reduzir o sofrimento do cão e evitar que o problema evolua. Nesse sentido, se faz uso de remédios, entre eles, anti-inflamatórios, analgésicos, corticoides e outros.

O veterinário pode indicar tratamento cirúrgico para remover o excesso de ossos proliferados na articulação ou a realização de infiltrações para lubrificação articular. Outra forma de tratar artrose em cães é com uma prótese total para substituir a área, caso esteja muito afetada. Porém, apenas o especialista poderá dizer qual o tratamento ideal, sendo que existem ainda alguns cuidados para minimizar os sintomas do problema, como controlar o peso do cão, através de uma alimentação saudável e balanceada.

É de fundamental importância ainda que o cão seja estimulado a fazer exercícios todos os dias, mas que sejam suaves e progressivos para não danificar mais as suas articulações. O uso de protetores articulares também pode ser indicado pelo veterinário, sendo que outra dica para evitar que o problema piore é deixar a caminha do cão em locais quentes sem umidade e evitar que ele fique exposto ao frio e às mudanças de temperatura.

Como tratar artrose canina - Tratamento para artrose canina
Imagem: alibaba.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar artrose canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como tratar artrose canina

Como tratar artrose canina
Imagem: dogurbano.com.br
Imagem: royalcanindobrasil.com.br
Imagem: alibaba.com
1 de 3
Como tratar artrose canina

Voltar ao topo da página