Como tratar as cataratas nos olhos dos cães

Como tratar as cataratas nos olhos dos cães

Os cães podem desenvolver cataratas nos olhos, algo que pode impedir que sua visão seja clara e eficiente. Há uma série de sintomas que podem ajudar você a determinar se seu cão tem cataratas, no entanto, é importante que se você desconfiar disso, procure um veterinário para que ele determine se seu cão tem ou não cataratas.

Em umComo queremos ajudar você a melhorar a saúde ocular de seu animal de estimação, por isso, neste artigo contamos a você como tratar as cataratas nos olhos dos cães.

Passos a seguir:
1

Os cães podem desenvolver cataratas nos olhos por motivos genéticos e hereditários. Além disso, qualquer raça de cão pode desenvolver esta doença ainda que os cockers e os poodles sejam os mais propensos a sofrer problemas nos olhos.

Com a idade, o aparecimento de cataratas nos olhos dos cães é mais provável que quando são filhotes, mas, além dos genes e da idade, as cataratas podem aparecer por causa de traumatismos ou por terem sofrido doenças como a diabetes.

2

Para tentar prevenir que os cães desenvolvam cataratas nos olhos, é importante cuidar da saúde ocular de seu cachorro com técnicas específicas que ajudarão seu animal a desfrutar de uma vida saudável. A seguir damos a você alguns conselhos para o cuidado dos olhos dos cães:

  • Limpe diariamente os olhos do cachorro com uma gaze e soro fisiológico.
  • Se seu cão tiver o pelo longo ao redor dos olhos, apare a zona cortando as pontas que podem acumular sujeira e infecções.
  • Controle que seu cão não entre em espaços onde haja arbustos ou mato, pois pode haver espigas ou espinhos que danifiquem seu olho.
  • Verifique os olhos dos cães mais velhos no veterinário a cada 3 meses.
  • Alimente seu cão com uma alimentação saudável e evite que coma doces.
3

Para detectar se seu cão tem cataratas você deve prestar atenção a uma série de sintomas que poderá revelar a você se ele sofre ou não desta doença. Os sintomas das cataratas nos olhos dos cães mais comuns que há são os seguintes:

  • Excesso de lacrimejo;
  • Supuração na zona ocular;
  • Intolerância à luz;
  • O cristalino torna-se opaco e branco.

Se você vir que seu cão tem algum destes sintomas, em umComo recomendamos que você procure diretamente um veterinário para determinar o que pode estar acontecendo com seu animal de companhia.

4

O único remédio para curar as cataratas nos cães é a operação. Os tratamentos que existem à base de medicamentos não são eficientes, enquanto a operação de cataratas tem uma alta porcentagem de sucesso (95%). A operação não acarreta quase nenhum risco e conseguirá que seu cachorro tenha uma melhor visão e desfrute de uma saúde mais plena.

De qualquer forma, sempre é o veterinário quem deve determinar se seu cão com cataratas precisa ou não ser operado. Leve-o ao veterinário para saber como proceder com a doença do seu animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as cataratas nos olhos dos cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.