Como tratar da diarreia do meu cachorro

Como tratar da diarreia do meu cachorro

A maioria dos cachorros têm diarreia pelo menos uma vez na sua vida. A diarreia é um dos problemas mais comuns que afetam os cachorros, e é uma percentagem significativa das visitas ao veterinário. Embora em alguns casos a diarreia canina não seja grave e se resolva sem a necessidade de atenção veterinária, outra vezes é um sintoma de que algo de errado está passando e o seu cachorro pode estar sofrendo de alguma doença. Mesmo quando não se trata de mais do que um pequeno transtorno digestivo, a situação pode ser desagradável tanto para o cachorro como para o tutor dele, pelo que é importante que você sabia o que fazer quando o seu amigo de quatro patas está a sofrer deste problema. Neste artigo de umComo explicamos para você como tratar da diarreia do seu cachorro.

Cachorro com diarreia - qual o motivo?

Uma das causas mais comuns é comer lixo ou comida estragada, por isso se descobriu que o seu cachorro andou a vasculhar no lixo já sabe de onde provém o mal-estar. No entanto, a diarreia canina também pode ser causada por condições médicas específicas do seu cachorro ou por a ingestão de substâncias tóxicas, por isso é fundamental saber que ingredientes são nocivos para este animal. Para isso consulte os nossos artigos:

  • Alimentos tóxicos para os cachorros
  • Plantas tóxicas para os cachorros

Existem muitas outras doenças que causam transtornos digestivos e podendo por vezes você acontecer a situação do cachorro com diarreia diarreia líquida, diarreia amarela ou por outro lado o cão com diarreia escura. Estas são algumas das possíveis doenças:

  • Reações alérgicas
  • Doenças intestinais
  • Doenças parasitárias (giardia, coccídeos, etc)
  • Doenças virais (parvovirose canina, por exemplo)
  • Tumores

Quando a diarreia está associada a outros sinais é bastante preocupante e você nem deve pensar duas vezes e visitar de imediato o médico veterinário. Algumas dessas situações são:

  • Cão com diarreia com sangue
  • Cão com diarreia e vômito
  • Cão com diarreia e falta de apetite

Os cachorros mais pequenos desidratam muito rápido e, por esse motivo, se o seu cachorro é de pequeno porte e está vomitando e tendo diarreia ao mesmo tempo pode ser muito perigoso se não for controlado a tempo!

Se sabe ou suspeita que o seu cachorro ingeriu uma substância tóxica

Leve-o a uma clínica veterinária de imediato para que lhe possam fornecer tratamento o mais cedo possível. Também é recomendável que leve o seu cachorro ao veterinário o mais depressa possível se estiver a apresentar outros sintomas preocupantes, como febre, letargia, perda de peso ou dor abdominal.

Tratamentos caseiros para a diarreia

Se o seu cachorro não parece estar a sofrer de uma condição médica e se não ingeriu nenhuma substância tóxica, a diarreia pode provavelmente ser tratada em casa. Em primeiro lugar, certifique-se que o seu cachorro está a beber água com regularidade para evitar a desidratação, este fator é fundamental para garantir o seu bem-estar.

No nosso artigo como fazer cachorro beber mais água damos-lhe algumas dicas para o conseguir com êxito.

De qualquer forma, relembre que podem ser necessários medicamentos específicos para controlar a diarreia e que apenas o médico veterinário pode prescrever.

Soluções alimentares

Poderá testar e adicionar um probiótico em pó na água do seu cachorro, ou alimentar o seu cachorro com uma marca de alimentos saudável, que inclua probióticos em seus componentes. No caso da diarreia ter sido intensa, o melhor é dar ao animal uma dieta leve, no nosso artigo o que um cachorro com diarreia pode comer revelamos-lhe os melhores alimentos para essa condição.

Outras medidas importantes

Além de hidratar o seu animal e de lhe oferecer uma dieta leve para se recompor, pode levar a cabo outras medidas para garantir a sua rápida melhora:

  • Esvazie e limpe os recipientes onde o cachorro se alimenta várias vezes ao dia, deste modo evitará que a água e a comida se estraguem levando a diarreias e incômodos gástricos.
  • Deixe o seu cachorro em jejum por 12 horas ou até que fique completamente "vazio". Se as fezes são volumosas e contínuas, inclusive quando o cachorro deveria estar vazio, consulte o seu veterinário pois pode se tratar de uma infeção bacteriana.
  • Pode dar ao seu animal puré de abóbora, a maioria dos cachorros gostam do seu sabor, além disso esta é uma fibra única que ajuda a regular o intestino. Este alimento fará com que as fezes fiquem de outra cor, mas não se deverá preocupar com isso.
  • Também pode dar ao seu cachorro um pouco de frango cozido (tirando os ossos depois de cozido) e arroz branco. Ambos são alimentos suaves que ajudarão a manter o seu cachorro hidratado. Lentamente, pode ir fazendo com que o seu cachorro retome os hábitos alimentares que tinha antes da doença. Se a diarreia voltar depois do seu cachorro ter regressado à sua dieta habitual, é importante que consulte o seu veterinário o quanto antes.
  • É sempre uma boa ideia consultar um veterinário antes de administrar qualquer tipo de tratamento, incluindo os medicamentos naturais. Uma vez que tenha sido observado pelo veterinário, administra o medicamento de acordo com as instruções do medicamento ou com as indicações dadas pelo veterinário.

Consulte o veterinário

Se o seu cachorro continua a sofrer de diarreia e/ou começa a mostrar outros sintomas, leve o seu animal de estimação ao veterinário, uma vez que pode ser uma condição médica subjacente que requer um tratamento específico.

Além de todas as informações que lhe damos no umComo recomendamos-lhe que visite o Perito Animal, um site que lhe mostra mais alguns remédios caseiros para a diarreia em cachorros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar da diarreia do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Antes de administrar qualquer medicamento ou modificar a dieta do seu cachorro, consulte sempre um veterinário.
  • Estes conselhos devem ser aplicados apenas para casos de diarreia leve. No caso de outros sintomas (febre, dor abdominal, etc.) deverá ir de imediato ao veterinário.