Partilhar

Como tratar de um gato persa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar de um gato persa

O gato persa é uma das raças mais adoráveis e populares entre os amantes dos gatos, seu aspecto peludo e sua aparência séria convertem-nos em um pet apaixonante. Mas apesar do caráter independente dos gatos, não devemos esquecer que se trata de um pet que requer atenções e cuidados específicos para garantir a sua saúde e bem-estar. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como cuidar de um gato persa e mantê-lo feliz.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato persa
Passos a seguir:
1

O gato persa, assim como qualquer outra raça de gatos, requer cuidados veterinários e alimentação específica para se manter saudável. É importante que considere o calendário de vacinação que o seu gato precisará para se manter saudável e livre de doenças comuns como a leucemia, a panleucoupenia ou os parasitas. Em nosso artigo quais são as vacinas obrigatórias para os gatos encontrará a informação detalhada a respeito destes cuidados médicos.

Colocar um chip no animal também será útil para poder localizá-lo rapidamente no caso de se perder.

2

Se antes nunca teve um felino, provavelmente está fazendo muitas perguntas a respeito de sua alimentação, especialmente no que se refere às quantidades e o tipo de alimento ideal para ele. Em nosso artigo quanto deve comer o meu gato explicamos para você as quantidades necessárias segundo a idade do animal.

3

Há um aspecto importantíssimo a ter em conta no momento de tratar de um gato persa: a escovação frequente. Como já deve ter notado, esta raça conta com um pelo abundante e esponjoso que requer cuidados frequentes para evitar a formação de nós e também para reduzir a presença de pelos em casa.

É fundamental que desde as primeiras semanas habitue o seu gato à escovação, para isso escolha um escova de cerdas separadas para eliminar nós e penteie aquelas zonas de pelo abundante, e outro de cerdas juntas para as áreas nas quais há menos quantidade de pelo. O ideal é fazê-lo a cada dois dias, sempre de forma muito calma e aos poucos para que o animal veja esse momento como algo prazeroso. Ao terminar, pode premiar com algum biscoito por seu bom comportamento.

Como tratar de um gato persa - Passo 3
4

Ainda que o gato seja um animal que não precise de tomar banho, como se faz por exemplo com o cão, trata-se de um pet com uma higiene excepcional que se limpa com a ajuda de sua língua, mas existem situações em que é possível que seu gato persa precise de uma lavagem.

Se seu gato é completamente doméstico e também escova o seu pelo, este se manterá muito limpo e é provável que jamais precise de tomar banho. Mas se o pelo de seu animal se suja de forma importante ou se enche com alguma substância tóxica, o banho será imprescindível. Para evitar que o gato enlouqueça de nervoso, é ideal que de filhote dê banho umas duas vezes seguindo algumas regras, deste modo o gato conhecerá o processo e reagirá melhor em caso de necessidade.

5

Como qualquer outra raça, o gato persa adora brincar e se divertir, e alguns acessórios ajudarão você a potencializar o seu instinto de caça e a mantê-lo entretido enquanto você não está. Ter em casa um afiador de unhas será muito importante para que suas unhas não cresçam demais, mas não é o único objeto que recomendamos a você. Em nosso artigo quais são os melhores brinquedos para gatos encontrará algumas alternativas ideais.

Como tratar de um gato persa - Passo 5
6

O gato persa é um animal muito dócil e de caráter amável, cuja única necessidade destacada acima da de outras raças, é o adequado cuidado do pelo. A escovação frequente ajudará também a evitar que se acumulem bolas de pelo em seu estômago que possam pôr em risco o seu bem-estar.

Ir às consultas veterinárias correspondentes e dar ao seu pet todo o carinho e atenção que merece é fundamental para que cresça saudável e feliz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar de um gato persa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como tratar de um gato persa

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar de um gato persa
1 de 3
Como tratar de um gato persa

Voltar ao topo da página