Partilhar

Como tratar de um gato persa

Como tratar de um gato persa

O gato persa é uma das raças mais adoráveis e populares entre os amantes dos gatos, seu aspecto peludo e sua aparência séria convertem-nos em um pet apaixonante. Mas apesar do caráter independente dos gatos, não devemos esquecer que se trata de um pet que requer atenções e cuidados específicos para garantir a sua saúde e bem-estar. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como cuidar de um gato persa e mantê-lo feliz.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato persa
Passos a seguir:
1

O gato persa, assim como qualquer outra raça de gatos, requer cuidados veterinários e alimentação específica para se manter saudável. É importante que considere o calendário de vacinação que o seu gato precisará para se manter saudável e livre de doenças comuns como a leucemia, a panleucoupenia ou os parasitas. Em nosso artigo quais são as vacinas obrigatórias para os gatos encontrará a informação detalhada a respeito destes cuidados médicos.

Colocar um chip no animal também será útil para poder localizá-lo rapidamente no caso de se perder.

2

Se antes nunca teve um felino, provavelmente está fazendo muitas perguntas a respeito de sua alimentação, especialmente no que se refere às quantidades e o tipo de alimento ideal para ele. Em nosso artigo quanto deve comer o meu gato explicamos para você as quantidades necessárias segundo a idade do animal.

3

Há um aspecto importantíssimo a ter em conta no momento de tratar de um gato persa: a escovação frequente. Como já deve ter notado, esta raça conta com um pelo abundante e esponjoso que requer cuidados frequentes para evitar a formação de nós e também para reduzir a presença de pelos em casa.

É fundamental que desde as primeiras semanas habitue o seu gato à escovação, para isso escolha um escova de cerdas separadas para eliminar nós e penteie aquelas zonas de pelo abundante, e outro de cerdas juntas para as áreas nas quais há menos quantidade de pelo. O ideal é fazê-lo a cada dois dias, sempre de forma muito calma e aos poucos para que o animal veja esse momento como algo prazeroso. Ao terminar, pode premiar com algum biscoito por seu bom comportamento.

Como tratar de um gato persa - Passo 3
4

Ainda que o gato seja um animal que não precise de tomar banho, como se faz por exemplo com o cão, trata-se de um pet com uma higiene excepcional que se limpa com a ajuda de sua língua, mas existem situações em que é possível que seu gato persa precise de uma lavagem.

Se seu gato é completamente doméstico e também escova o seu pelo, este se manterá muito limpo e é provável que jamais precise de tomar banho. Mas se o pelo de seu animal se suja de forma importante ou se enche com alguma substância tóxica, o banho será imprescindível. Para evitar que o gato enlouqueça de nervoso, é ideal que de filhote dê banho umas duas vezes seguindo algumas regras, deste modo o gato conhecerá o processo e reagirá melhor em caso de necessidade.

5

Como qualquer outra raça, o gato persa adora brincar e se divertir, e alguns acessórios ajudarão você a potencializar o seu instinto de caça e a mantê-lo entretido enquanto você não está. Ter em casa um afiador de unhas será muito importante para que suas unhas não cresçam demais, mas não é o único objeto que recomendamos a você. Em nosso artigo quais são os melhores brinquedos para gatos encontrará algumas alternativas ideais.

Como tratar de um gato persa - Passo 5
6

O gato persa é um animal muito dócil e de caráter amável, cuja única necessidade destacada acima da de outras raças, é o adequado cuidado do pelo. A escovação frequente ajudará também a evitar que se acumulem bolas de pelo em seu estômago que possam pôr em risco o seu bem-estar.

Ir às consultas veterinárias correspondentes e dar ao seu pet todo o carinho e atenção que merece é fundamental para que cresça saudável e feliz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar de um gato persa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como tratar de um gato persa

Como tratar de um gato persa
1 de 3
Como tratar de um gato persa

Voltar ao topo da página