Como tratar fungos nos gatos

Como tratar fungos nos gatos

Uma das doenças mais comuns da pele nos gatos são os fungos. É um tipo de infecção superficial que também se conhece com o nome de dermatofitose. Costuma afetar as pernas e a cara, e se manifesta com lesões na pele, inflamação, crostas e, sobretudo, áreas sem pelo. É uma situação muito incômoda para seu gato, e com certeza você verá que coça ou morde a área afetada. Em umComo.com.br explicamos a você como tratar fungos nos gatos, uma doença que se não se tratar bem, pode se tornar crônica.

Passos a seguir:
1

Uma vez diagnosticados os fungos na pele de seu gato, tem que ser rápido a administrar o tratamento porque a possibilidade de contágio é muito alta tanto para pessoas como outros animais.

O tratamento da dermatofitose é complexo, tem que ter em conta muitos fatores antes de tratar a doença: o dano causado, a idade, sua saúde geral, se há risco de contágio e o estado de seu sistema imunológico.

2

O primeiro passo para tratar os fungos em seu gato é o tratamento tópico. Um passo imprescindível para que se trate bem o problema. Devem ser usados produtos para desinfetar como iodo, produtos fungicidas, e antissépticos; qualquer um deles é muito apropriado para tratar problemas da derme. Se observarmos que a infecção não cura, é hora de recorrer ao tratamento oral, e será o veterinário quem determinará os medicamentos necessários e sua correspondente dose para tratar os fungos. Lembre-se que os gatos são especialmente sensíveis e é o especialista quem deve controlar a evolução da doença e adequar o tratamento segundo o gato vá evoluindo.

3

Enquanto o gato com fungos estiver em tratamento é muito importante desinfetar todas as partes da casa, e qualquer objeto e utensílio com o qual ele tenha entrado em contato, assim se acelerará o processo de cura. Se for uma infecção com coceira, você deve ter muito cuidado porque os seres humanos podem se contagiar, especialmente crianças, os idosos e quem conta com um sistema imunológico prejudicado. E neste caso, para evitar o contágio a higiene é essencial. Além disso, deve evitar que seu gato entre em contato com áreas de uso comum, e não se esqueça que depois de mexer nele você deve lavar sempre as mãos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar fungos nos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.