Como tratar giárdia em cães

Como tratar giárdia em cães

Uma infecção muito comum em cães é a giardíase canina, que também pode contaminar os seres humanos e ser transmitida a outras pessoas e animais. Para evitar o problema é importante saber como tratar giárdia em cães, bem como identificar os seus sintomas e obter demais informações. Para o ajudar nessa hora, o umComo.com.br vai explicar as principais formas de tratamento e o que mais deve ser feito.

Passos a seguir:
1

Também chamada de giardíase canina, a giárdia é desencadeada quando o cão é infectado pelo protozoário que leva o nome da doença e que se instala no intestino do animal. Entre as doenças que causam sintomas intestinais nos pets, essa infecção é a mais comum, inclusive, em animais que vivem em locais onde falta um saneamento básico adequado. Além disso, são os cachorros jovens os mais afetados pelo problema, uma vez que eles ainda possuem um sistema imunológico pouco resistente.

2

A infecção ocorre quando o cachorro ingere o cisto do protozoário, que é a forma como o microrganismo se encontra no ambiente. Isso pode ocorrer por meio do contato com as fezes de animais contaminados e mesmo ao consumir água e alimentos contaminados. Vale lembrar que esse agente patológico sobrevive por muito tempo no ambiente e, assim, a sua contaminação é alta. Já os sintomas mais comuns no cão são diarreia, podendo ou não apresentar sangue, além de falta de apetite e perda de peso.

3

Como o problema pode se confundir com outras doenças, para tratar giárdia em cachorro é necessária a realização de exames laboratoriais, bem como uma visita ao veterinário que vai fazer o exame físico. É possível achar a giardíase nas fezes do animal por meio de um exame microscópico, realizado três vezes, em dias alternados, para evitar falsos positivos. Ao ser diagnosticado o problema, inicia-se o tratamento que é simples, sendo basicamente feito à base de antibióticos, os quais devem ser unicamente prescritos pelo veterinário.

4

O tratamento consiste ainda em vermifugação, sendo que existe um esquema próprio a ser ministrado nesse caso. Dessa forma, normalmente, o cachorro deve receber uma dose do vermífugo durante três dias e, transcorrido duas semanas, repetir o procedimento. Não raro pode ocorrer do cão ser tratado e depois voltar a ter a giárdia. Isso ocorre quando o protozoário se torna resistente ao antibiótico usado no tratamento, por isso, o animal deve receber apenas a dose recomendada pelo profissional.

5

Uma vez que a giárdia pode se tornar resistente ao próprio ambiente também, é adequada que ao tratamento seja incluída uma limpeza do animal para prevenir a reinfestação. A higienização do cão pode ser feita com produtos específicos para essa doença, facilmente encontrados. Há também a vacina que previne o animal de ser infectado com o protozoário. Ela funciona com mais eficiência a longo prazo, assim, converse com o veterinário sobre quando a deve administrar. De qualquer forma, é importante ainda que, para evitar a reincidência da doença e que ela seja transmitida a outros animais e pessoas, o cachorro viva em ambiente limpo e receba água e comida de boa qualidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar giárdia em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.