Como tratar o resfriado do meu gato

Como tratar o resfriado do meu gato
Imagem: flicker.com

Os gatos, assim como as pessoas, também ficam resfriados. Se ouvir seu gato tossir ou espirrar várias vezes, é possível que ele tenha se resfriado. Os gatos são mais susceptíveis a pegar a gripe comum nos meses de inverno. Alguns dos sintomas são: olhos lacrimejando, mucosidade, espirros, problemas respiratórios, tosse e inclusive pode ter febre. Para que passe este período da melhor forma possível, em umComo.com.br mostramos para você como tratar o resfriado do seu gato.

Passos a seguir:
1

Se tiver muito ranho, limpe essa mucosidade com um algodão ou pano limpo. Também pode fazê-lo com um pedaço de gaze esterilizada. Se a mucosidade for seca, umedeça o pano com soro fisiológico ou água e limpe com suavidade, depois seque para não ressecar.

2

Se seu gato, por causa da mucosidade está com o focinho ressecado, ou se você observar que está ardendo pode untar um pouco de vaselina para crianças para suavizar o problema.

3

Leve seu gato ao banheiro e deixe a torneira aberta com a água quente por entre 10 e 15 minutos. O vapor produzido pela água ajudará a melhorar a respiração de seu gato.

4

Se ele estiver sem fome, você deve estimular seu apetite. Pode estimulá-lo com alimentos que tenham um cheiro mais forte, pois deve cheirar gostoso para ele querer comer e talvez a mucosidade não deixe ele sentir bem o cheiro da sua ração. Experimente com pedacinhos de peixe ou carne em gelatina para gatos, pois têm mais cheiro e com certeza ele vai adorar.

5

Se o resfriado estiver lhe causando conjuntivite, limpe seus olhos com gaze e soro fisiológico. Se perceber que a conjuntivite piora, vá ao veterinário.

6

Certifique-se de que seu gato está tomando água limpa e fresca, é imprescindível que esteja bem hidratado. Você pode oferecer a ele caldo de peixe ou de frango para estimular sua hidratação.

7

A melhor cura para o resfriado de seu gato é a prevenção, ainda que ele esteja vacinado. Existem doenças que não podem ser prevenidas, mas outras sim. Evite que seu gato se exponha a mudanças bruscas de temperatura ou que passe frio.

8

Se não tiver vontade de brincar, não obrigue nem pressione ele, deixe ele descansar para recompor seu corpo.

9

Se passaram 4 ou 5 dias e seu gato não melhora, leve-o ao veterinário para avaliar seu estado de saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o resfriado do meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.