Como tratar um gato envenenado

Como tratar um gato envenenado

Existem diferentes fatores que podem fazer com que um gato seja envenenado, por exemplo, existem algumas plantas ou alimentos que nunca podem ser dados aos gatos pois o seu sistema digestivo não está adaptado para assimilar; também é possível que ingiram algum tipo de produto tóxico que esteja pela casa, como água sanitária ou qualquer outro produto de limpeza.

Se acha que o seu gato foi envenenado, em umComo damos a você alguns simples passos que mostrarão como tratar um gato envenenado e ajudar o seu animal a se recuperar o quanto antes.

Passos a seguir:
1

Antes de saber como tratar um gato envenenado, há que saber reconhecer os sintomas de envenenamento nos gatos. De qualquer forma, assim que perceber que o seu gato se encontra triste ou com uma atitude estranha, entre em contato com seu veterinário para que indique a você como proceder. Os sintomas de envenenamento nos gatos são então os seguintes:

  • Dificuldades respiratórias.
  • Vômitos ou diarreia constantes.
  • Tosse e espirros.
  • Uma atitude triste, deprimida.
  • Excesso de saliva.
  • Treme, tem convulsões ou espasmos nos músculos.
  • Pupilas dilatadas.
  • Dificuldade para caminhar.

Se quer mais informação a este respeito, em umComo ajudamos você a descobrir se seu gato foi envenenado.

2

Se suspeita que o seu gato está envenenado, é importante que tenha claros alguns primeiros socorros básicos que o ajudarão a se sentir melhor e a se recuperar em menos tempo. Você deve pensar que o veneno nos gatos pode aparecer simplesmente por lamber alguma parte da casa que foi aspergida com produtos como água sanitária, inseticidas, amoníaco, etc. Também existem algumas plantas tóxicas para os gatos assim como alimentos que podem contaminá-lo.

No caso de intoxicação é importante que leve seu felino para um lugar ventilado para que tome o ar e passe a sensação de adormecimento produzida pelo veneno. Quando um gato se encontra mal tem tendência a se esconder e procurar abrigo em algum lugar da casa, você deve procurá-lo e levá-lo para um lugar ventilado.

3

Se acha que seu gato está envenenado, é imprescindível que chame um veterinário de imediato para que indique a você como proceder. Antes de mais nada, evite dar algum medicamento a não ser que o especialista receite; dependendo de com o que se intoxicou, a maneira de proceder será de uma forma ou outra.

4

Um dos temas mais complicados com o envenenamento dos gatos tem a ver com o fato de ser ou não factível fazer com que vomite. Regra geral, é aconselhável fazer com que vomite para que, assim, consiga expulsar o produto que o machuca; no entanto, se não sabe muito bem com o que é que se intoxicou e é possível que o motivo tenha sido um produto químico, leve-o de imediato ao veterinário porque induzir o vômito pode danificá-lo ainda mais.

Mas se o seu gato foi envenenado com alguma comida ou planta, pode fazê-lo vomitar para conseguir que expulse a substância tóxica. Para fazer com que um gato vomite você deverá pegar um pouco de sal e misturar em um copo com água. Faça o seu animal beber para conseguir que vomite, é importante que repita isso umas 2 ou 3 vezes para ter a certeza de que expulsa tudo que o danificou.

5

O seguinte ponto que devemos fazer para tratar um gato envenenado é tentar evitar que o veneno seja absorvido pelo corpo. Para isso, vamos precisar de comprimidos de carvão vegetal (pode comprar em uma farmácia) para dar ao seu gato na dose necessária: você deve calcular que a dose indicada é de 1 grama de pó para cada meio quilo do peso de seu animal. Dissolva o pó em pouca água e dê para seu gato na boca, pode usar uma seringa se tiver dificuldades para engolir.

6

Após todo este processo, é importante que dê água abundante ao seu gato envenenado já que as toxinas podem danificar o fígado ou os rins. Se achar que de maneira espontânea o animal não se aproxima da água, ajude-o também com uma seringa.

7

Quando o seu gato já estiver melhor terá que eliminar qualquer rastro do veneno que tenha ficado nele, por exemplo, pode ser que tenha se intoxicado com uma planta e que o pelo de seu corpo tenha ficado impregnado da substância. Por isso, é importante que limpe o corpo do seu animal para conseguir acabar com o veneno. Em caso extremo, pode cortar o pelo para garantir que não volta a ficar doente.

8

Como já referimos, existe uma série de plantas e alimentos que podemos ter em casa e que em contato com seu animal podem produzir envenenamento. Por isso é importante que saiba determinar quais são estes produtos para mantê-los afastados dele.

  • Plantas tóxicas: macieira, eucalipto, pé de pêssego, Poinsétia, maconha, palmeira-sagu, tulipas, lírios, azaleias, begônias, hera e dieffenbachia. Em umComo contamos para você com detalhes quais são as plantas tóxicas para os gatos.
  • Alimentos tóxicos: cebola, alho, sementes de maçã, de pêssego ou de nectarina, chocolate, leite, batata, tomate e abacate. Neste artigo contamos para você em profundidade quais são os alimentos tóxicos para os gatos, caso queira ampliar seus conhecimentos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um gato envenenado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.