Como tratar uma aranha caranguejeira

Como tratar uma aranha caranguejeira
Imagem: tudoanimais.com

A aranha caranguejeira, conhecida também como tarântula, é uma espécie de aranha de grande porte e corpo peludo. Medem em média 20 cm, podendo atingir 30 cm. O seu pelo é revestido de pelos de cor marrom, têm patas longas e duas garras. Esta espécie de aranha pode ser encontrada em países da África, Ásia e América. Apesar da sua aparência assustadora, elas são criadas em muitos países como animais de estimação. Se gosta de animais exóticos e está a pensar em adquirir uma tarântula, não perca este artigo de umComo.com.br em que lhe explicamos como tratar uma aranha caranguejeira.

Passos a seguir:
1

Existem várias espécies de tarântulas, mas as mais dóceis e recomendadas para pessoas que nunca tiveram este bichinho como animal de estimação são a caranguejeira negra do Brasil e a rosa chilena. Estas duas espécies pode chegar até aos 30 cm e viver até 20 anos.

2

Para ter uma tarântula em casa, você precisará de uma estrutura fechada de plástico ou de vidro. Pode utilizar um aquário, um tanque ou qualquer outra estrutura específica para tarântulas à venda em lojas de animais. Certifique-se apenas que a estrutura é fechada em cima, para a aranha não fugir, mas também deve garantir que existe ventilação suficiente. Verifique se os oríficios da ventilação não são demasiado grandes, pois a caranguejeira poderia passar por aí. Para evitar que a sua tarântula fuja, pode cobrir estes espaços com tela. Não se preocupe pois a tela não irá diminuir o fornecimento de ventilação.

Imagem: objetivosorocaba.com.br
3

Você deve preencher o aquário ou tanque da sua tarântula com um bom substrato. A vermiculite é a melhor opção para a maioria das espécies.Deve colocar entre cerca de 3 a 4 centímetros de substrato.

Imagem: isolationmaximum.com
4

Pode decorar o aquário da sua tarântula com alguns elementos decorativos, como partes de conchas, plantas falsas, pedaços de madeira ou pedaços de vaso quebrado. Para além de decorarem o ambiente da tarântula são um ótimo esconderijo para ela e, será onde ela passará a maior parte do seu tempo.

Imagem: publicdomainpictures.net
5

A água é bastante importante para a sua tarântula, por isso deve colocar uma pequena vasilha com água dentro do seu aquário. Deve também borrifar água em cima do substrato entre 3 a 4 vezes por semana, para deixar o ambiente da tarântula úmido. Caso a sua tarântula tenha uma necessidade maior de umidade, poderá cobrir as aberturas da ventilação com um pano úmido em vez de tela.

6

Quanto à alimentação da tarântula, esta vive alimentando-se de animais vivos. Pode dar-lhe grilos, baratas, cupins, anfíbios e filhotes de camundongo, estes últimos são normalmente mais apreciados por aranhas maiores. Deve alimentar a sua aranha entre 3 a 4 vezes por semana, se ela ainda for jovem. Caso já seja adulta, dar-lhe comida uma vez por semana bastará. Normalmente, a quantidade de comida a ser dada corresponde ao tamanho do abdômen da tarântula.

Imagem: osascenter.com.br
7

À medida que a tarântula cresce, ela vai mudando de pele. Durante a fase de mudança de pele, a caranguejeira pára de se alimentar por alguns dias e deita-se de costas para mudar de pele. É importante que, durante este processo, retire todo o alimento do seu aquário, uma vez que pode ser atacada por estes animais. Após a mudança de pele, você verá que dentro do aquário haverá os pedaços de pele que ela perdeu, se quiser pode jogá-los fora. Após 3 a 5 dias, já pode dar-lhe alimento.

8

E, se alguma vez a sua aranha o picar, em umComo explicamos-lhe como tratar picadas de aranhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma aranha caranguejeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Todas as espécies de aranhas caranguejeira podem morder, especialmente se se sentirem ameaçadas. No entanto, o seu veneno é pouco tóxico para humanos, podendo apenas causar danos maiores caso haja uma reação alérgica.
  • Quando crianças estiverem perto da aranha caranguejeira ou observando-a, você deve ter cuidados redobrados.