Como treinar um rottweiler

Como treinar um rottweiler
Imagem: wcrotts.com

É sabido que a raça rottweiler, a par com o pitbull, lidera a lista das raças de cachorros mais perigosas, no entanto estes cachorros também se encontram incluídos nos 10 mais inteligentes. O que isto significa? Significa que, tal como acontece com todos os cachorros, o seu comportamento agressivo ou amigável depende muito da forma como é adestrado e, no caso do rottweiler, não será difícil incutir-lhe os ensinamentos básicos. Para que aprenda como treinar um rottweiler, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo!

Entendendo a personalidade

A sociedade o categoria como cachorro perigoso, e isso faz com que a maioria das pessoas não procure entender como é realmente a personalidade do rottweiler. Na verdade, esta raça pode ser bastante meiga e se relacionar bem com outras pessoas, incluindo crianças. São cachorros de guarda, o que os torna dominantes, desconfiados em relação a estranhos, com tendência para testar limites e se impor como líder da família. No entanto são também bastante leais ao seu dono e fazem de tudo para lhe agradar, pelo que não será muito difícil treinar seu rottweiler, apenas se lembre que o aspeto mais importante é erradicar qualquer sinal de agressividade nele desde pequeno, dado que a própria raça foi desenvolvida para ser agressiva.

Imagem: dogspedia.net

A melhor idade para começar

Sabemos que, tal como acontece com as crianças, os animais de estimação devem ser educados desde pequenos, para que comecem a tomar consciência da existência de regras. Isso não é exceção para o rottweiler, no entanto não há consenso quanto à melhor idade para começar: alguns dizem que o cachorro rottweiler deve começar sendo adestrado logo aos 2 meses, outros dizem que isso é inútil e apenas aos 12 meses faz sentido. Assim sendo, a melhor idade para começar a adestrar seu cachorro rottweiler é aquela que você achar melhor, quando começar a perceber que ele entende seus comandos e procura lhe agradar.

Imagem: rottweiler17430.skyrock.com

Ensinando o básico

Educar seu rottweiler para os comportamentos básicos não só fará dele um cachorro mais obediente como ainda lhe transmite conhecimentos importantíssimos para a vida, sobretudo saber distinguir o certo do errado. Sendo ele pequeno, é normal que queira morder e roer tudo, no entanto, no que toca a mobiliário, objetos e sobretudo pessoas você, enquanto dono, deverá dar a entender que isso não está certo. Assim sendo, por muito fofo que o pequeno rottweiler seja a mordiscar suas pernas, mostre-lhe que isso é errado, afastando-o enquanto diz "não!" firmemente, e encaminhe-o para um brinquedo dele, que possa morder à vontade.

Imagem: petrede.com.br

Treinar os comandos

Será igualmente útil e saudável treinar alguns comandos básicos com seu rottweiler, nomeadamente ficar quieto, sentar e deitar, que facilitarão hábitos quotidianos como alimentá-lo, passear com ele e relaxar. No artigo "Como adestrar um cachorro" você encontrará conselhos muito úteis para adestrar seu rottweiler com sucesso e pode começar por, por exemplo, ensiná-lo a sentar. Para isso coloque o cachorro diante de si e repita "senta!" firmemente mas sem ser agressivo e, para o ajudar a perceber o que pretende, baixe o dorso dele com a sua mão, de forma a sentá-lo. Continue dizendo "senta", para ele assimilar o comando com a ação, e repita várias vezes até que ele se finalmente se sente sozinho. Nesse momento lhe ofereça um biscoito como recompensa!

Imagem: cachorromaltes.com

Educar para a socialização

O rottweiler precisa de se relacionar com outros animais e humanos para que não se torne um cachorro frustrado e imprevisível. Dessa forma leve-o a passear pelo parque e esteja atento aos comportamentos dele em relação a outras pessoas e animais, interpretando a postura do cachorro e repreendendo-o quando ele fizer algo de errado. É importante que desde pequeno ele aprenda a estar rodeado de outras pessoas, pois sua personalidade faz com que seja desconfiado relativamente a estranhos. Desta forma, quando receber visitas em casa que ele não conhece, evite muito contato físico com elas ou ele poderá tentar defendê-lo, atacando-as.

Imagem: agendapet.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como treinar um rottweiler, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Controle seu cachorro rottweiler em todas as situações, nunca permite que ele tome controlo, pois você é o líder e ele tem de lhe obedecer.
  • É aconselhado que contrate em adestrador profissional para o ajudar na educação de seu rottweiler.