menu
Partilhar

Como trocar a ração do seu gato

Por Paula Cassandra. Atualizado: 12 novembro 2019
Como trocar a ração do seu gato
Imagem: fantasticpetcare.co.uk

Você pode ter que mudar o tipo ou a marca da comida do seu felino por uma série de motivos, seja porque ele está deixando de ser um filhote para ser um adulto ou porque ele está com algum problema de saúde. De qualquer forma, é preciso saber como trocar a ração do seu gato e, para o ajudar nessa hora, o umComo.com.br vai dar algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Qual a melhor ração para gatos
Passos a seguir:
1

É importante mudar aos poucos ao dar um novo alimento ao seu animal de estimação para evitar alguns problemas, dos quais ele pode sofrer se não houver uma adaptação gradativa, como diarreia, vômito, constipação, excesso de gases ou dor de estômago. Por isso, é preciso seguir algumas técnicas para trocar a ração do seu gato, entre elas, misturar um pouco da ração antiga com a nova, quando forem do tipo seca.

Como trocar a ração do seu gato - Passo 1
Imagem: rgbstock.com
2

O melhor é nos primeiros dias colocar mais da ração antiga e menos da nova, até que ao final de sete dias, em média, tenha apenas a nova ração na tigela. Para tanto, é possível seguir a seguinte regra: nos dois primeiros dias, misturar 75% da ração antiga e 25% da nova, nos próximos três dias manter a combinação com 50% de cada ração e, nos dois dias restantes para completar os sete de adaptação, 75% da nova e 25% da antiga. Se tiver dúvidas na hora de escolher a nova ração para o seu felino, confira as dicas que preparamos para si sobre qual a melhor ração para gatos.

3

Os problemas de saúde em seu gato podem aparecer quando a mudança é repentina, porque pode haver uma alteração na quantidade e nos tipos de bactérias que vivem no intestino do seu animal e que ajudam na digestão dos alimentos. Essas mudanças podem interferir, inclusive, na capacidade das bactérias de trabalhar, causando os sintomas descritos, os quais são o resultado do chamado descontrole intestinal.

4

Durante a fase de adaptação, entretanto, qualquer sintoma como vômito, fezes moles ou mesmo constipação, é motivo para diminuir o ritmo da mudança de ração e expandir o tempo de adaptação para mais de sete dias. Se os sintomas persistirem pode ser necessário ter que trocar a ração, uma vez que alguns gatos são alérgicos a determinadas rações. Você pode conversar com o veterinário para avaliar a situação.

5

Além disso, quando se troca a ração do felino, seja devido à sua idade ou mesmo ao sabor do alimento, mas não a marca, os riscos de problemas de adaptação são menores. Vale lembrar que além de mudar a ração quando o filhote passar para adulto, o que ocorre por volta de um ano de idade, mais adiante, quando ele estiver com nove anos, em média, terá que comer ração de idoso.

Imagem: gatinhobranco.com
6

Ao fazer a transição de uma ração para outra, leia a embalagem do produto para identificar qual deve ser a quantidade de comida dada ao gato conforme a sua idade e peso. Também é importante alimentar o seu animal de estimação duas ou três vezes por dia, sempre nos mesmos horários, a fim de regularizar as refeições e mesmo facilitar o cuidado diário do seu bichano. Por fim, vale lembrar que se a troca de ração é de uma de baixa para uma de alta qualidade nutricional é normal que o felino coma porções menores.

7

E se, tem notado que o seu gato tem comido menos ração que o habitual, não deixe de conferir as dicas que temos para si neste artigo: Como fazer meu gato comer ração.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar a ração do seu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

Como trocar a ração do seu gato
Imagem: fantasticpetcare.co.uk
Imagem: rgbstock.com
Imagem: gatinhobranco.com
1 de 3
Como trocar a ração do seu gato

Voltar ao topo da página