Como usar a erva do gato

Como usar a erva do gato

Você tem um gato e percebeu que muitas vezes procura grama ou erva, em casa ou na rua? Com isso ele não pretende danificar sua decoração, mas acontece que esta erva é muito importante para os gatos e principalmente para seu organismo. Neste artigo de umComo queremos esclarecer suas dúvidas sobre este comportamento dos pequenos felinos para explicar para você para que serve esta erva para os gatos e como usar a erva do gato. Se tiver um gato ou estiver pensando em ter um, nossos conselhos podem servir de ajuda, principalmente para seu animal de estimação!

Por que os gatos comem erva?

Com certeza que esta é a primeira pergunta que lhe vem à cabeça. A verdade é que existem várias razões, mas todas estão relacionadas com a saúde do seu gato, por isso são muito importantes:

  • É um complemento para sua dieta. O suco da erva contém ácido fólico que é uma vitamina benéfica para o desenvolvimento do gato e aumenta o oxigênio no seu sangue. Porém, preste atenção se o seu gato comer muito porque isso poderia significar que sua dieta é um pouco deficiente, por isso procure esse valor extra de nutrientes.
  • Possui propriedades laxantes, portanto pode ajudar muito a que o nosso gato tenha evacuações regulares, algo especialmente importante se houver algo obstruindo seus intestinos, como restos de comida ou inclusive bolas de pelo. Isso é muito incômodo para ele e às vezes até muda o seu caráter, tornando-o mais agressivo, por isso é importante e saudável que consuma esta erva. Costumamos notar problemas (como a prisão de ventre) em nosso gato quando já é grave, porque não prestamos atenção e porque o gato não o consegue comunicar. Sendo assim, com a erva sempre disponível para ele, poderá resolver o problema assim que ele começar a sentir os primeiros incômodos.
  • A erva limpa seu intestino, isto é, ajuda a purgar. O que muitos gatos fazem é consumir esta erva e depois vomitar. Por quê? Porque com a erva no estômago fica mais fácil depois para vomitar e eliminar o que estava causando esse mal-estar estomacal. Com este processo, o gato pode eliminar restos de comida, pelos, penas, parasitas ou inclusive ossinhos que poderiam causar danos mais graves no futuro.

Qual erva meu gato pode comer?

O mais importante é que o gato não ingira erva que contenha pesticidas ou outros produtos químicos. Se o animal tiver acesso ao exterior, à rua, ele saberá qual pode comer e qual não pode. Se estiver em nosso jardim com grama, devemos ter cuidado com os pesticidas; se for um gato que estiver sempre dentro de casa, podemos preparar uma bandeja ou potes especiais com erva apenas para ele.

A erva para gatos não é uma planta em si mesma, são sementes, que é o que devemos comprar para plantar e deixar crescer. É fácil de encontrar e as bandejas podem ser adquiridas diretamente com suas próprias sementes e substrato para começar a crescer em apenas 3 ou 4 dias.

Se achar isso pronto, você mesmo pode comprar as sementes e preparar. Para isso, vai precisar de:

  • Recipiente (pode ser uma bandeja ou um vaso).
  • Substrato (terra, o mais natural possível e principalmente sem produtos químicos).
  • Sementes (podem ser de trigo, de aveia ou de alpiste).
  • Água.

Os passos a seguir para plantar a erva para gatos são muito simples: primeiro coloque o substrato na bandeja ou vaso, adicione as sementes e coloque em cima outra camada de terra para tampar. Acrescente a água e tampe com um plástico (um papel filme de cozinha serve). Saiba mais sobre este procedimento no nosso artigo como plantar erva de gato.

Diferença entre a catnip e a erva gateira

A catnip ou erva gateira podem ser confundidas facilmente porque as duas são plantas e servem para curar ou prevenir doenças em gatos. Como já vimos, a catnip serve para que os gatos possam purgar o estômago ou para a prisão de ventre. No entanto, erva gateira (Nepeta Cataria) tem outras propriedades:

  • Estimula o suor e pode servir em casos de febre alta.
  • É útil contra a tosse, a bronquite crônica, os resfriados e a gripe.
  • Regula o cio alterado.
  • Usa-se para condições gastrointestinais (como a diarreia), nervosas (como a insônia) e respiratórias, assim como para a anemia, a debilidade, a dor de cabeça, a febre ou o câncer.
  • Se for em unguento, usa-se para hemorroidas.
  • Se for em enema, para as convulsões ou a histeria.

Além disso, são atribuídas à erva gateira propriedades afrodisíacas, aromáticas, carminativas, sedativas, refrescantes ou tônicas, entre muitas outras. Agora que já vimos para que serve cada planta para o seu gato, a única que terá que fazer é escolher uma das duas segundo as necessidades dele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a erva do gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.