Como usar antiparasitário Ivomec em cães

Como usar antiparasitário Ivomec em cães
Imagem: media.qcsupply.com

Se você cuidar de um cachorro, sabe que eles correm perigo de contrair parasitas na pele, intestino e até no sangue. Como bom tutor cabe a você protegê-los de tais males com ajuda de medicamentos desparasitantes e acompanhamento veterinário. Neste artigo iremos falar de um deles, o Ivomec, um desparasitante que é utilizado para a dirofilariose (doença causada por vermes alojados no coração e nas artérias pulmonares) e para a sarna.

Trata-se de uma droga desenvolvida para o uso no gado (bovinos, suínos, aviaria,etc.) e não especialmente para cães, o que implica que antes de pensar em usar no seu animal, é extremamente importante que consulte primeiro o seu veterinário, visto que o medicamento só pode ser adquirido com prescrição e tem vários efeitos colaterais. O uso deste medicamento em cachorros é controverso dentro da medicina veterinária. Porém, alguns médicos veterinários ainda o utilizam e muitas vezes os tutores, após prescrição do médico veterinário se questionam sobre "como utilizar o antiparasitário Ivomec em cães". Neste post do umCOMO explicamos quais são os cuidados imprescindíveis.

Icomec para cães

A ivermectina é sem dúvida um dos antiparasitários mais revolucionários da medicina veterinária. Ela tem um espectro de ação muito grande e é vendida por todo o mundo em diferentes formas farmacêuticas. No caso de Ivomec para cachorro ela perime combater a Dirofilaria Spp, o Toxocara Canis e alguns nematoides. Existem formas farmacêuticas específicas para cachorros que contém ivermectina e são preferíveis a esta forma injetável para bovinos, uma vez que são estudadas e feitas especificamente para a espécie. De qualquer forma, ainda é utilizada esta forma frequentemente devido, principalmente, ao seu baixo custo.

O Ivomec não é aconselhado para o uso em cachorros com menos de 6 semanas, visto que ainda se encontram em desenvolvimento e este medicamento específico seria demasiado forte. Caso o seu cão já estiver diagnosticado com dirofilariose só poderá usar Ivomec se o veterinário assim o entender, no entanto, isto irá implicar que o animal tenha que ser acompanhado com atenção durante o tratamento.

Ivomec para cães - dosagem

A dosagem deve ser prescrita pelo veterinário, pois ela varia de raça para raça. No entanto existe uma diretriz de dosagem recomendada de ivermectina para os efeitos desejados:

  • Para a prevenção de dirofilariose: 0,006 miligramas por quilograma;
  • Para sarna sarcóptica: 0,3 miligramas por quilograma;

Ivomec 1%

Relembre que se utilizar o Ivomec para bovinos, este tem uma concentração de 1% de ivermectina e as doses têm se ser adaptadas e geralmente requerem uma diluição para ser mais fácil de administrar. Alguns veterinários utilizam a dose concreta de 0,1 ml da solução não diluída por cada 5 kg de peso para a prevenção de dirofilariose. O mais aconselhado será consultar o seu médico veterinário de confiança que calcule a dose adequada ao seu animal.

Como aplicar Ivomec para cachorro

Ivomec apresenta-se em formato de injeção, no entanto é para a aplicação em animais de gado (grande porte), no caso de um cão não é aconselhável injeta-lo.

Portanto, não existe melhor lugar para aplicar Ivomectina no seu cachorro. Neste caso, vamos pegar na seringa e enche-la com a dosagem recomendada, de seguida, transfira essa mesma quantidade para uma seringa sem agulha. Desta forma basta apenas pegar no focinho do seu cão e fazendo uma leve pressão na parte de trás do maxilar até que consiga apertar o medicamento para dentro da sua boca.

Riscos do Ivomec para cachorros - leitura obrigatória!

Atenção: As raças Collie, Border Collie, Pastor de Shetland, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e todos os seus cruzamentos são intolerantes à ivermectina, podendo apresentar sérias alterações neurológicas. Estas raças têm uma mutação no gene MDR1 que causa sensibilidade à ivermectina. A administração deste fármaco em animais com essa mutação pode ser extremamente perigosa e inclusive fatal! Hoje em dia, existem testes para saber se o animal possui essa mutação. Consulte o seu médico veterinário antes de administrar qualquer medicação no seu animal.

Muitas vezes, temos as melhores das intenções e tentamos medicar os nossos patudos, tal como o fazemos com as crianças. O grande problema, é que basta a dose ter mais um zero do que devia para se tornar altamente tóxica e, sem querermos, matamos o nosso melhor amigo.

Ivomec para cães - efeitos colaterais

No caso de overdose, os sintomas serão geralmente visíveis dentro das primeiras 12 horas após da ingestão. Preste especial atenção aos seguintes sintomas:

  • Desorientação;
  • Pupilas dilatadas;
  • Vômitos;
  • Fraqueza;
  • Tremores;
  • Cegueira;
  • Desequilíbrios.

No caso de detectar algum deste efeitos no seu animal de estimação depois de usar Ivomec para cães entre de imediato em contato com o seu veterinário. O tratamento em caso de overdose será essencialmente sintomático e de suporte. Caso seja detectado a tempo, será necessário induzir o vômito e/ou lavagem do estômago. Posteriormente será feita fluidoterapia e possivelmente ventilação assistida, para além do tratamento de todos os sintomas que o animal apresentar. Se detectado as tempo, o prognóstico costuma ser bom.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar antiparasitário Ivomec em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.